Nanni Moretti preside ao júri de Cannes

Festival Cannes 2012  

Nanni Moretti preside ao júri de Cannes

Festival francęs escolhe realizador italiano premiado com Palma de Ouro em 2011.

O realizador italiano Nanni Moretti vai presidir ao júri do Festival Internacional de Cinema de Cannes, anunciou hoje a organização.

"O festival quer celebrar a 65ª edição com um júri presidido por um europeu", afirmou o diretor do festival, Thierry Frémaux, hoje em comunicado, a propósito da escolha de Nanni Moretti. O cineasta italiano assume este papel após três edições em quatro anos em que o júri foi presidido por atores e realizadores norte-americanos (Robert De Niro, Sean Penn e Tim Burton).

Para a direção do festival, os filmes de Moretti são marcados pela modernidade e pela inteligência, revelam um compromisso com "o mundo e o seu tempo"
e "encarnam o melhor que o cinema europeu produziu nos últimos trinta anos".

Nanni Moretti, 58 anos, apresentou seis filmes em Cannes, tenso sido reconhecido como melhor realizador com "Querido Diário" (1994) e premiado com a Palma de Ouro com "O Quarto do Filho" (2001). Considerou o convite como "uma grande responsabilidade" por ser "o mais prestigiado festival de cinema do mundo" num país "que sempre prestou atenção e respeito pelo cinema".

Em declarações ao site do Festival de Cannes, Nanni Moretti não deixou de recordar o entusiasmo da juventude pelo cinema. "Enquanto espectador de cinema, felizmente continuo a conservar a mesma curiosidade que tinha na juventude e, por isso, é com enorme prazer que embarco nesta jornada pelo mundo do cinema contemporâneo".

Moretti é autor de filme como "Ecce Bombo", "Palombella Rossa", "Querido Diário", "O Caimão", "O Quarto do Filho" e o mais recente "Temos Papa".

O Festival de Cannes decorrerá entre 16 e 27 de maio.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cannes 2012Mais Cinema