Marco Martins na seleção oficial de San Sebastián
"Great Yarmouth, Provisional Figures", novo filme de Marco Martins.

Cinema PortuguêsFestival  

Marco Martins na seleção oficial de San Sebastián

O realizador português apresenta "Great Yarmouth-Provisional Figures", filmado e ambientado na Grã-Bretanha.

Artigo recomendado:
Marco Martins na seleção oficial de San Sebastián
Festival
San Sebástian com Christophe Honoré, Manuel Abramovich e Hong Sang-soo O festival que decorre em setembro apresentou hoje a seleção oficial.

"Great Yarmouth-Provisional Figures", novo filme de Marco Martins, vai estar na competição em San Sebastián, anunciou hoje o festival. Rodado e ambientado na Grã-Bretanha, aborda o drama da imigração através da personagem de Tânia, uma mulher de origem portuguesa que actua como ligação entre os trabalhadores que chegaram do seu país e as fábricas da região de Norfolk.

O filme teve como origem dois anos de investigação junto da comunidade portuguesa de Great Yarmouth tendo resultado primeiro numa peça de teatro apresentada em 2018 e agora no filme. Nascida nos anos da crise económica, entre 2009 e 2014, esta onda migratória teve como destino principal as grandes fábricas de transformação alimentar instaladas na região de Norfolk.

Com uma atividade que se estende pelos campos do cinema, artes plásticas e teatro, o lisboeta Marco Martins formou-se na Escola Superior de Teatro e Cinema, tendo depois continuado os estudos nos Estados Unidos. Ganhou a Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes, em 2005, com a sua primeira longa-metragem, "Alice", sobre um pai que procura a filha desaparecida. "São Jorge", esteve na competição em Veneza e valeu um Leão de Ouro ao actor Nuno Lopes, em 2017.

No Teatro fundou em 2007 a companhia Arena Ensemble, com Beatriz Batarda, tendo desde aí apresentado espetáculos de forma regular nos principais palcos nacionais.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema PortuguêsFestival