Documentário • Mais Cinema • Veneza 2009 • Cinema Europeu
Maré alta
A realizadora Agnès Varda faz a revisão do percurso pessoal e artístico, com passagem pelas praias que lhe marcaram a vida. Um auto retrato documental mas também poético e apaixonado.
A viagem começa com um jogo de reflexos, através de espelhos dispostos pelo areal de uma praia. Mergulho íntimo nas memórias de Agnès Varda, 81 anos, e uma vida recheada de histórias, de outros e de cinema.
No festival de Veneza, a realizadora explicou o processo de realização de "As Praias de Agnès". Escolhas feitas a partir das praias que ficaram na memória, para desvendar momentos, permitir reencontros mas também reconstruções.
O filme cruza os testemunhos e documentos, episódios em que foi confrontada com as recordações mas também encenações para recriar passos de uma vida. Agnès Varda filmou na primeira pessoa, em marcha atrás como ela própria anda no filme, e centrada no percurso pessoal, mas em tom de crónica, para contar sobre outros tempos, as viagens, os amores, os filmes.
Pelo caminho fez convites, por exemplo a Jane Birkin para recriar situações e recuperou momentos partilhados com outros. Catherine Deneuve, Gérard Dépardieu e Jacques Demy, eterno companheiro a quem deixa uma mensagem de amor e saudade.
Apesar do tom pessoal e das situações por vezes dramáticas, o filme ganha os contornos de um hino à alegria de viver. A realizadora dá o exemplo de um outro filme que viu, com um pianista de renome, em que lhe perguntavam como é possivel tocar com tanta alegria. A resposta foi simples e serve de mensagem universal - quando se ama a vida não se fazem concessões.
AS PRAIAS DE AGNÈS
De Agnès Varda
com Agnès Varda, André Lubrano, Blaise Fournier
Documentário
110m
M/12
FRANÇA
2008
Ouça a antevisão de Lara Marques Pereira com Agnès Varda em Veneza