Maria de Medeiros na fronteira de Portugal
Isabel Ruth, uma agente fronteiriça, e Maria de Medeiros, uma ucraniana a caminho de Portugal

8º IndieLisboa ante-estreia "Viagem a Portugal"  

Maria de Medeiros na fronteira de Portugal

A política de imigração é o tema da primeira ficção do documentarista Sérgio Tréfaut que vai ser exibida na competição do 8º IndieLisboa.

Trailer/Cartaz/Sinopse:
 Maria de Medeiros na fronteira de Portugal
Viagem a Portugal Maria (Maria de Medeiros) é uma médica ucraniana que aterra em Portugal, no aeroporto de Faro, com um visto de turismo. À sua espera está um homem senegalês. De todos os passageiros que seguem no mesmo voo, Maria fora a única a ser detida e interrogada pela polícia de estrangeiros e fronteiras. E a situação piora quando o homem é identificado. Baseado numa história real, o filme trata temas tão ...

As fronteiras da Europa já quase não se desenham no mapa, mas continuam erguidas para travar os sonhos e as ambições de muitos cidadãos em trânsito.

è o caso de uma jovem mulher, cidadã de leste, com poucos recursos linguísticos é travada num aeroporto português, para que as autoridades se certifiquem das "intenções" da sua viagem. Maria de Medeiros encarna o papel desta estrangeira de "Viagem a Portugal", que vem ao encontro do marido senegalês que vive em Lisboa há dois anos.

Sérgio Treffaut, autor de "Lisboetas", o documentário mais visto de sempre nas salas nacionais, parte de uma história real e dos números de estatística para criar uma ficção estruturada como se fosse um interrogatório.

Filmado a preto e branco, desenrola-se nos corredores e salas que a maioria dos viajantes desconhece, onde as autoridades tentam extrair informação aos estrangeiros com visto de entrada em Portugal ou que estão de passagem para outros destinos da Europa. O ambiente é denso, os diálogos repetitivos e ásperos (como são os interrogatórios), as personagens parecem não fugir de uma rotina e de uma postura que assumem frente ao estrangeiro perdido nas dificuldades de comunicação.

"Viagem a Portugal" é uma visão do invisível, do que apenas conhecemos por números oficiais, e de uma realidade paralela que muitas vezes fica em silêncio. A actualidade joga a favor do filme, no momento em que a Europa pondera a suspensão do acordo de Schenguen em situações de excepção. O filme mostra como as excepções ainda podem ser rotinas instaladas.

> Sessões domingo, 8 Maio, 21h45, Cinema São Jorge, sala 1 | quarta-feira, 11 Maio, 21h30, Cinema São Jorge, sala 3

por
publicado 16:12 - 07 maio '11

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Português