Melodrama à moda antiga

Mais CinemaCinema Europeu  

Melodrama "à moda antiga"

"Coco Chanel & Igor Stravinsky" é a história de uma relação secreta, contada num tom que nos remete para a melhor tradição melodramática do cinema francês

Será que ainda há espaço para um cinema melodramático sem preconceitos de recuperar um estilo "à moda antiga"? Ou ainda: será que é possível contar histórias de figuras lendárias — das artes, da política, da ciência, etc. — através de um metódico retorno às leis desse género nobre (e, por vezes, tão menosprezado) que é o melodrama?

Face à produção francesa "Coco Chanel & Igor Stravinsky", a resposta só pode ser positiva. Aqui está um filme que consegue encenar a relação secreta de duas lendas do século XX — a criadora de moda francesa Coco Chanel (1883-1971) e o compositor russo Igor Stravinsky (1882-1971) — sem nunca ceder ao cliché "telenovelesco" ou de "telefilme", antes celebrando a singularidade da paixão amorosa.

Sintomaticamente, trata-se de um filme baseado, não exactamente numa investigação "histórica", mas num romance: "Coco & Igor", do inglês Chris Greenhalg (também responsável pelo argumento do filme). Quer isto dizer que a liberdade literária da descrição/recriação encontra um eco justo na realização de Jan Kounen (cineasta de origem holandesa), ao mesmo tempo atenta aos detalhes da época e aos enigmas do coração humano.

Além do mais, este filme (de considerável fôlego de produção) é também uma resposta, ou melhor, um contraponto a um certo cinema francês que tende a afirmar-se sobretudo através do seu aparato técnico (efeitos especiais, etc.), tendo em "Astérix" o seu sucesso mais típico. Também nesse sentido, "Coco Chanel & Igor Stravinsky" representa um reencontro com a energia de uma tradição que, como se prova, mantém as suas potencialidades criativas.



COCO CHANEL & IGOR STRAVINSKY


De Jan Kounen
com Mads Mikkelsen, Anna Mouglalis, Anatole Taubman
Drama, Romance
120m
M/16
FRA
2009

>Ouça a crítica de João Lopes



por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Mais CinemaCinema Europeu