VENEZA 2015: "REMEMBER"  

Memória e trauma da II Guerra Mundial

Em "Remember", Christopher Plummer interpreta um homem que procura acertar contas com o seu passado.

Atom Egoyam  ressurge com um filme que lida com as feridas do holocausto. Um judeu, sobrevivente do holocausto, parte ao encontro de um oficial nazi, criminoso de guerra refugiado no Canadá com uma identidade falsa.

Zev (Christopher Plummer) quer vingar-se do homem que matou a sua família em Auschwitz.

O filme é um desafio interessante porque aborda o tema da vingança numa altura limite em que é possível estabelecer um paralelismo temporal entre o presente a ficção do filme. Setenta anos depois da II grande guerra, restam poucos sobreviventes que possam protagonizar esta situação.

O argumento desenvolve esta história como sendo um thriller, já que a personagem principal é ultrapassada por uma série de acontecimentos que não controla. Zev sofre de demência e o seu plano é estabelecido por outro judeu que com o apoio do centro Simon Wiesenthal identificou quatro judeus sob falsa identidade residindo na América do norte.

"Remember" pretende recordar explorando as fragilidades da memória pessoal e histórica, assim como o trauma profundo de guerra, algo que é possível abordar de forma mais complexa através da situação de demência da personagem principal.
No entanto, o percurso que Zev percorre até chegar ao lugar onde irá encontrar o criminoso de guerra que pretende abater, é demasiado longo para um homem tão velho.

Apesar dessa fragilidade que torna evidentes algumas incongruências do argumento, reconhecemos que aos 85 anos Christopher Plummer tem um desempenho extraordinário e até pode ser nomeado novamente para um Óscar - não deixaria de ser notável, considerando que ele ganhou o primeiro prémio da Academia, na categoria de ator secundário, já muito tardiamente, em 2012, com o "Beginners – Assim é o Amor."

Não há limite de idade para fazer bons papéis e ser reconhecido. E se for num thrller protagonizado por velhotes... isso é algo de verdadeiramente original.

por
publicado 00:22 - 11 setembro '15

Recomendamos: Veja mais Artigos de Veneza 2015