Memórias cinéfilas no LEFFEST
Madonna e Harvey Keitel em "Dangerous Game" — os bastidores do cinema vistos por Abel Ferrara

LEFFEST 2017  

Memórias cinéfilas no LEFFEST

No dia final da sua programação, o LEFFEST oferece a possibilidade de reencontro com alguns filmes "antigos" — em destaque autores como André Téchiné, Michael Cimino e Abel Ferrara.

Domingo, dia 26, conclui-se o Lisbon & Sintra Film Festival. Entre a oferta do programa, encontramos alguns títulos mais ou menos "antigos" que podem simbolizar um princípio fundamental — trata-se de não banalizar as memórias, celebrando a sua vitalidade, revendo-as a partir da sua contextualização histórica e estética. Eis três hipóteses de (re)descoberta:

* AS IRMÃS BRONTË (1979), de André Téchiné
Por certo um dos mais ignorados títulos da filmografia de Téchiné (nunca estreado nas salas portuguesas), trata-se de um verdadeiro projecto de amor, celebrando o universo literário e passional das três irmãs — Emily, Charlotte e Anne são interpretadas, respectivamente, por Isabelle Adjani, Marie-France Pisier e Isabelle Huppert.
— Monumental (14h00)


* HEAVEN'S GATE (1980), de Michael Cimino
Dois anos depois de "O Caçador", Cimino lançava-se no mais ambicioso projecto da sua carreira. Seria também o mais fatídico, afectando para sempre a sua liberdade de trabalho e conduzindo a United Artists ao colapso financeiro. Dir-se-ia o mais terminal dos "westerns" terminais, revisitando as origens materiais e simbólicas da América — com um elenco invulgar que inclui Kris Kristofferson, Christopher Walken e Isabelle Huppert (cópia restaurada).
— Centro Olga Cadaval (15h00)

* DANGEROUS GAME (1993), de Abel Ferrara
Chamou-se primeiro "Snake Eyes" (título que teve de ser alterado devido a direitos autoriais) e não estreou em muitos países (incluindo Portugal). Com Madonna, Harvey Keitel e James Russo, é um dos mais intensos e perturbantes retratos que já se fizeram sobre os bastidores de uma produção cinematográfica e, em particular, sobre a devoração da realidade pelos poderes da ficção — fundamental para compreender as convulsões da década de 90 no cinema made in USA.
— Monumental (19h00).

por
publicado 19:36 - 25 novembro '17

Recomendamos: Veja mais Artigos de Festival