Memórias da Guerra Civil americana
Denzel Washington e Morgan Freeman: revisitando os traumas da guerra

DVD  

Memórias da Guerra Civil americana

Num momento em que a Guerra Civil americana parece estar a ressurgir como tema de algum cinema americano, surge a edição em Blu-ray de "Tempo de Glória" (1989), evocando os soldados de raça negra que integraram as tropas da União.

Cinemax Rádio:
Sala 1
Edição em DVD de -Tempo de Glória- realizado em 1989 por Edward Zwick

A Guerra Civil americana volta a estar na agenda de Hollywood. Em particular através da revisitação da personagem de Abraham Lincoln: entre nós estreou recentemente "A Conspiradora", de Robert Redford, enquanto Steven Spielberg está prestes a iniciar a rodagem do seu "Lincoln", com Daniel Day Lewis.

Daí o bom timing da nova edição, em Blu-ray, de "Tempo de Glória" (título original: "Glory"), produção e realização de Edward Zwick lançada em 1989. Com Matthew Broderick, Denzel Washington e Morgan Freeman, trata-se de uma evocação centrada num facto pouco conhecido: o envolvimento nos combates do Batalhão 54, ao serviço da União (dos estados do Norte), formado inteiramente por soldados de raça negra.

As memórias traumáticas da guerra surgem, assim, com toda a sua carga ideológica: o Batalhão 54 teve, afinal, em termos militares e também simbólicos, um papel decisivo na luta contra a Confederação (de estados do Sul) que queriam manter o sistema de escravatura. Ao evocar tão singular episódio, o filme refaz um pouco da própria tradição narrativa de Hollywood, alargando o horizonte de compreensão da história dos EUA.

"Tempo de Glória" teve uma presença importante nos Oscars, conseguindo nada mais nada menos que cinco nomeações e vencendo três: Denzel Washington (actor secundário), Freddie Francis (fotografia) e Donald O. Mitchell (som). Provavelmente o melhor filme de toda a carreira de Zwick, foi um dos últimos a ter difusão nas salas em cópias de 70mm.

por
publicado 19:22 - 24 julho '11

Recomendamos: Veja mais Artigos de DVDCinema Norte-americano