Memórias das ruas do Porto
Porto, 1942: Manoel de Oliveira
durante a rodagem de "Aniki-Bóbó"

Cinema PortuguêsManoel de OliveiraCinema Europeu  

Memórias das ruas do Porto

Um grande acontecimento para revisitarmos os anos 1930/40 através do trabalho de Manoel de Oliveira: a reposição de "Aniki-Bóbó", acompanhado pela curta-metragem "Douro, Faina Fluvial".

Manoel de Oliveira realizou "Aniki-Bóbó" em 1942, portanto há quase setenta anos. Não poucas vezes, o filme foi visto como um objecto premonitório do neo-realismo (por essa altura, na produção italiana, tão importante na abordagem dos traumas da Segunda Guerra Mundial). As diferenças são muitas, sem dúvida. Mas há um aspecto transversal que vale a pena voltar a sublinhar: como outros autores, de outros países, Oliveira sentia a urgência de filmar a vida das ruas, valorizando, em particular, a singularidade das suas personagens.

Entre a pulsação das ruas e o apelo da fábula — ancorada nas vivências peculiares das crianças —, "Aniki-Bóbó" reflecte um olhar aberto à pluralidade expressiva do cinema. Oliveira é, afinal, um "repórter" do quotidiano que aplica a linguagem cinematográfica para celebrar as emoções menos óbvias das relações humanas.

É, por isso, um acontecimento feliz o facto de a reposição de "Aniki-Bóbó" incluir a passagem, como complemento, da primeira curta-metragem do seu autor: "Douro, Faina Fluvial" (1931). Entre ficção e documentário — e, sobretudo, baralhando as suas opções mais lineares —, Oliveira explorava caminhos de fascinante ambiguidade, afinal exemplarmente modernos.

 

Poster de «Aniki Bóbó (Digital)» ANIKI BÓBÓ

História sobre as crianças pobres do Porto que brincam nas ruas aos "polícias e ladrões". Um deles rouba uma boneca para dar à rapariga dos seus sonhos... Uma belíssima incursão no mundo da infância que é, simultaneamente, um documento excepcional sobre a cidade do Porto no começo da década de 40.

De Manoel de Oliveira com Feliciano David, Fernanda Matos, Nascimento Fernandes; Comédia; 68m; M/12; POR; 1942


>Ouça a crítica de João Lopes

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema PortuguêsManoel de OliveiraCinema Europeu