Robert Forster, Michael Keaton, Samuel L. Jackson, Pam Grier, Robert De Niro e Bridget Fonda: "Jackie Brown", segundo Elmore Leonard
Obituário
Memórias de Elmore Leonard
Foi a partir das suas histórias que se fizeram clássicos do "western" como "O Comboio das 3 e 10" ou que Tarantino filmou o seu "Jackie Brown": Elmore Leonard foi um gigante da literatura popular americana.
Artigo recomendado:
Mais Cinema
Um policial à moda antiga
"Alvo a Abater" chega discretamente às salas — e, no entanto, este é um bom exemplo de um cinema que se mantém fiel ao espírito da ...
Com a morte de Elmore Leonard, desaparece um dos mais populares escritores de romances policiais dos EUA, herdeiro directo da tradição a que pertencem Raymond Chandler ou Dashiell Hammett. Leonard tinha sofrido um ataque cardíaco há cerca de um mês, vindo a falecer em sua casa, nos arredores de Detroit, a 20 de Agosto — contava 87 anos.
A sua imagem de marca foi o thriller, até pelo número de vezes que as suas histórias de "crimes & polícias" foram adaptadas ao cinema e televisão. O certo é que as suas origens estão ligadas às aventuras do velho Oeste que, em boa verdade, continuou a praticar em todas as fases da sua obra. O seu primeiro romance, "The Bounty Hunters" (1953), era um western. E a sua primeira adaptação cinematográfica foi também um western: "3:10 to Yuma/O Comboio das 3 e 10" (1957), dirigido por Delmer Daves, com Glenn Ford e Van Heflin nos papéis principais; a mesma história serviu de base a uma versão de 2007, com realização de James Mangold, e Russell Crowe e Christian Bale nos papéis principais.
Se há uma maneira de definir o estilo de Leonard, será através da conjugação de duas palavras: simplicidade e contenção. Avesso a divagações que ponham em causa a intensidade da própria acção, os seus romances (e também os muitos contos que escreveu) distinguem-se por uma geometria de desenvolvimento que, por assim dizer, apela à materialização cinematográfica. Eis algumas palavras do próprio Leonard, explicando os seus métodos de escrita.
Na prática, ele foi no último meio século um dos escritores americanos mais regularmente adaptados a cinema e televisão, pontualmente assumindo também as responsabilidades de escrita de argumento. Em cinema, entre dezenas de títulos, eis alguns dos mais célebres a colherem inspiração na escrita de Leonard:
* HOMBRE/UM HOMEM (1967), de Martin Ritt - um título pioneiro do chamado western psicológico, com Paul Newman numa das suas composições mais enigmáticas e também mais intensas.
* JOE KIDD/A CRISTA DO DIABO (1972), de John Sturges - um western ainda dirigido por um talentoso artesão das décadas de 50/60, com um actor então em plena ascenção: Clint Eastwood.
* GET SHORTY/JOGOS QUASE PERIGOSOS (1995), de Barry Sonnenfeld - misto de thriller e comédia, grande fenómeno de popularidade, com John Travolta, Gene Hackman, Rene Russo e Danny DeVito.
* JACKIE BROWN (1997), de Quentin Tarantino - a partir de "Rum Punch", Tarantino criou uma das suas intrigas labirínticas mais complexas e fascinantes; Pam Grier, símbolo esquecido, reaparecia ao lado de Robert De Niro e Samuel L. Jackson.
* OUT OF SIGHT/ROMANCE PERIGOSO (1998), de Steven Soderbergh - com um par tão inesperado quanto eficaz, Jennifer Lopez/George Clooney, é um dos mais requintados exemplos do "minimalismo" espectacular de Soderbergh.
Cronologicamente, a mais recente longa-metragem inspirada em Leonard e lançada nas salas portuguesas foi "Killshot/Alvo a Abater" (2008), de John Madden. Recentemente, ficou concluído "Life of Crime", realizado por Daniel Schechter, inspirado em "The Switch", e interpretado, entre outros, por Jennifer Aniston e Tim Robbins — a sua estreia mundial está marcada para 15 de Setembro, no encerramento oficial do Festival de Toronto.
por João Lopes
publicado 21:51 - 20 agosto '13