Obituário
Meryl Streep destaca determinação de Thatcher
A atriz elogia a "Dama de Ferro", uma figura política que lhe valeu um desempenho premiado com o Oscar de emlhor atriz.
Artigo recomendado:
Mais Cinema
Meryl Streep promove a (sua) dama de ferro
A atriz norte-americana participou na ante estreia de "Iron Lady" em Londres onde... inaugurou o cartaz do filme. Veja o novo trailer do ...
A atriz Meryl Streep, que ganhou um Oscar ao interpretar Margaret Thatcher no cinema, lamentou a morte da "Dama de Ferro", destacando a admirável determinação da ex-primeira-ministra britânica.
"Para mim, foi uma figura de admiração pela sua força pessoal e determinação. Chegar, legitimamente, às fileiras do sistema político britânico, que era classista e com fobia ao género (feminino), na época e na forma como o fez, foi uma grande conquista", afirmou a atriz, citada pela agência EFE.
Meryl Streep ganhou, em 2012, a sua terceira estatueta dourada ao protagonizar "A Dama de Ferro", uma retrospetiva da vida e carreira política de Thatcher.
A atriz americana considerou ainda a ex-primeira-ministra britânica "pioneira" na política, conseguindo "manter as suas convicções vinculadas a fervorosos ideais - errados como podemos percebê-los agora - mas sem corrupção", considerando Meryl Streep que isso evidencia "algum tipo de grandeza".
A atriz destacou ainda o facto de Thatcher ter oferecido às jovens de todo o mundo um motivo para redefinir "os seus sonhos de ser princesas" e dar-lhes uma fantasia diferente: "A opção real de liderar uma nação."
A ex-primeira-ministra britânica, que esteve no poder entre 1979 e 1990, morreu segunda-feira, 8 de abril, na sequência de um acidente vascular cerebral, informou o porta-voz da antiga líder conservadora.
Thatcher foi a única mulher eleita primeira-ministra no Reino Unido e transformou-se num dos nomes mais emblemáticos da vida política do século XX.
A ex-primeira-ministra britânica sofria de Alzheimer e estava muito debilitada fisicamente. Na última década, as suas aparições públicas foram raras.
Margaret Thatcher não falava em público desde 2002, por aconselhamento dos seus médicos, após ter sido vítima de vários acidentes vasculares cerebrais.
por Cinemax com Lusa
publicado 16:47 - 09 abril '13