Metropolis volta às salas (americanas...)
"Metropolis": um clássico absoluto de Fritz Lang

Clássico  

"Metropolis" volta às salas (americanas...)

Realizado em 1927, o filme de Fritz Lang vai ser relançado com a música que para ele compôs Giorgio Moroder, em 1984: antes do DVD e do Blu-ray, passará por vinte cidades da América do Norte.

É um daqueles clássicos absolutos que, no imaginário cinéfilo, há muito transcendeu as marcas dos tempos do expressionismo alemão: "Metropolis" (1927), de Fritz Lang, vai poder ser redescoberto, em sala (pelo menos pelos espectadores dos EUA...). 

Como outros relançamentos deste género, também este tem a ver com uma edição especial em DVD e Blu-ray. Assim, a 15 de Novembro, a Kino Lorber vai colocar no mercado uma nova edição de "Metropolis", integrando as partes mais recentemente descobertas (cerca de 25 minutos).

Mais do que isso: este relançamento de "Metropolis", em HD, irá recuperar a banda sonora pop/electrónica composta em 1984 por Giorgio Moroder, incluindo participações de Pat Benatar, Freddie Mercury e Bonnie Tyler, entre outros. 

Antes da chegada às lojas do novo DVD/Blu-ray, o filme cumprirá uma digressão por duas dezenas de cidades do norte do continente americano, começando em Toronto (14 de Outubro) para terminar em Denver (11 de Novembro).

Grandiosa parábola política sobre as relações entre o Poder e o Trabalho, "Metropolis" regressa, assim, ao seu lugar de origem (as salas escuras), acedendo também às técnicas mais sofisticadas das novas plataformas digitais.

por
publicado 22:50 - 27 agosto '11

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema EuropeuDVD