Veneza 2012
Michael Mann preside ao júri em Veneza
Festival escolheu um realizador norte-americano para presidir ao júri da 69ª edição.
O realizador Michael Mann vai presidir ao júri do próximo Festival de Cinema de Veneza. A organização escolheu um realizador norte-americano popularizado com os filmes "O Último dos Moicanos", "Colateral", "Heat - Cidade Sob Perssão" e "Inimigos Públicos".
Um comunicado da direção do festival considerou que Michael Mann é "um cineasta total e uma das figuras mais influentes e representativas do cinema norte-americano contemporâneo".
O cineasta, argumentista e produtor, de 69 anos, vai presidir ao júri que atribuiu os prémios principais no festival de cinema mais antigo do mundo.
A próxima edição será a primeira dirigida por Alberto Barbera. O novo diretor substituiu o alemão Marco Mueller, que agora dirige o Festival Internacional de Cinema de Roma.
A importância do Festival de Veneza tende a ser abalada por outros eventos como o festival de Roma e de Toronto, que sucede na mesma ocasião, e pelos sucessivos adiamentos de renovação das infra estruturas do festival.
Este ano, o Festival irá promover um pequeno mercado cinematográfico, procurando competir com Cannes e Berlim, dois festivais europeus onde a compra e venda de filmes é um fator de sucesso.
O 69º Festival de Cinema de Veneza decorrerá entre 29 de agosto e 8 de setembro.
por Cinemax
publicado 12:31 - 04 junho '12