Missão Impossível 7 remarcado para novembro de 2021
Tom Cruise no papel de Ethan Hunt — imagem do primeiro "Missão Impossível", de 1996

Cinema norte-americano  

"Missão Impossível 7" remarcado para novembro de 2021

A pandemia de covid-19 está a afectar de forma drástica o calendário global das estreias cinematográficas. Notícia sintomática: "Missão Impossível 7" avançou cerca de quatro meses em relação à data inicialmente prevista.

Crítica recomendada:
Missão Impossível 7 remarcado para novembro de 2021
Estreias
Elogio do impossível "Missão Impossível" soma e segue: 22 anos depois do início dos filmes inspirados na série televisiva homónima, Tom Cruise continua a ser a ...

Com a situação de pandemia, a alteração de datas de estreia de muitos filmes tornou-se um elemento corrente do actual noticiário cinematográfico. De tal modo que os (re)acertos das produções mais fortes podem condicionar o calendário de muitos outros títulos.

Novo exemplo, muito sintomático: "Missão Impossível 7", a nova saga do agente Ethan Hunt, interpretado por Tom Cruise, está agora agendado para 19 de novembro de 2021, quando inicialmente deveria surgir nos cinemas de todo o mundo a 23 de julho de 2021.

Consequência prática: "The Tomorrow War", uma aventura de ficção científica com Chris Pratt, recuou de dezembro desse ano, precisamente para a data deixada livre pelo novo capítulo de "Missão Impossível". Entretanto, "Dungeons & Dragons", nova derivação do videojogo homónimo, já não estreará a 19 de novembro de 2021, tendo sido "empurrada" para 27 de maio de 2022.

No caso de "Missão Impossível", a "franchise" tinha já prevista a produção do nº8 que, nestas circunstâncias, também mudou de data: já não surgirá a 19 de novembro de 2021 (onde agora está o nº7), mas sim a 27 de maio de 2022 (portanto, fazendo concorrência a "Dungeons & Dragons").

O que está em jogo, entenda-se, excede a gestão mais ou menos técnica dos calendários. O peso determinante de produções desta dimensão — incluindo o seu gigantesco marketing — terá efeitos muito concretos, porventura drásticos, na vida comercial dos filmes mais "pequenos", habitualmente secundarizados, ou mesmo esquecidos, no vai-vém das datas. Seja qual for a duração das condicionantes decorrentes do covid-19, nos próximos anos os mercados vão viver muitas atribulações deste teor.

Recorde-se que o primeiro título cinematográfico da "franchise" "Missão Impossível" (inspirado na série televisiva homónima, criada em 1966) tem data de 1996, tendo sido dirigido por Brian De Palma; a personagem de Ethan Hunt é um "exclusivo" de Tom Cruise.

por
publicado 23:25 - 24 abril '20

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Norte-americano