Mistérios de Lisboa ganha prémio de melhor filme estrangeiro
Maria João Bastos e João Luis Arrais, dois atores na trama camiliana.

Mais CinemaOscars 2012  

"Mistérios de Lisboa" ganha prémio de melhor filme estrangeiro

Obra de Raul Ruiz produzida pela Clap Filmes reconhecida com o Satallite Award.

Artigo recomendado:
Mistérios de Lisboa ganha prémio de melhor filme estrangeiro
Oscars 2012
Crítica de Toronto escolhe "Mistérios de Lisboa" como melhor filme estrangeiro A produção franco-portuguesa realizada pelo chileno Raúl Ruiz foi distinguida pela associação de críticos de Toronto.

A longa-metragem "Os Mistérios de Lisboa", de Raul Ruiz, conquistou mais um prémio nos Estados Unidos ao ser eleito o melhor filme estrangeiro pela Academia da Imprensa Internacional, que reúne jornalistas estrangeiros radicados nos Estados Unidos.

Entre os nomeados para melhor filme estrangeiro estavam produções como "O Miúdo da Bicicleta", dos irmãos Dardenne, "Faust", de Aleksandr Sukorov, e "Uma Separação", de Asghar Farhadi.
 
Além de melhor filme estrangeiro, o drama de época "Os Mistérios de Lisboa" estava também nomeado para os prémios Golden Satellite de melhor direção artística e melhor guarda-roupa.
 
"Mistérios de Lisboa", baseado na obra homónima de Camilo Castelo Branco e com argumento de Carlos Saboga, foi rodado totalmente em Portugal e contou no elenco com atores como Maria João Bastos, Adriano Luz e Ricardo Pereira.

Raul Ruiz morreu a 19 de agosto em Paris e "Os Mistérios de Lisboa", produzido por Paulo Branco, foi o último filme que fez. Em novembro passado, o realizador chileno foi distinguido, a título póstumo, com um prémio do Círculo de Críticos de Nova Iorque.

"Mistérios de Lisboa" valeu a Raul Ruiz a Concha de Prata no Festival de San Sebastian, em Espanha, o Prémio Louis Delluc, o Prémio da Crítica na Mostra de São Paulo e três Globos de Ouro nacionais.

O filme já foi exibido em França, Espanha, Taiwan, Suíça, Bélgica e Estados Unidos da América, e está atualmente em sala no Reino Unido.

por
publicado 12:00 - 19 dezembro '11

Recomendamos: Veja mais Artigos de Mais CinemaOscars 2012