Mistérios de Lisboa nomeado para o Prémio Lux do Parlamento Europeu
Cena de "Mistérios de Lisboa" - vencedor do prémio francês "Louis de Delluc" 2010 para melhor filme do ano

Cinema Português  

"Mistérios de Lisboa" nomeado para o Prémio Lux do Parlamento Europeu

"Mistérios de Lisboa", do realizador chileno Raoul Ruiz, foi um dos dez filmes seleccionados para a edição deste ano do prémio europeu. O vencedor é conhecido em Novembro.

Artigo recomendado:
Mistérios de Lisboa nomeado para o Prémio Lux do Parlamento Europeu
Cinema Português
Raoul Ruiz desvenda "mistérios de Lisboa":
"gosto dos folhetins do Século XIX..."
O romance de Camilo Castelo Branco vai transformar-se em filme e série de televisão, mas o realizador chileno Raoul Ruiz confessa que não ...

É a única longa-metragem portuguesa na lista dos 10 filmes nomeados na pré-selecção para o Prémio Lux, atribuído pelo Parlamento Europeu.
 
"Mistérios de Lisboa", do realizador chileno Raoul Ruiz, adapta o romance de Camilo Castelo Branco, com o mesmo nome, editado em 1854.

Dos 10 filmes escolhidos haverá agora uma selecção de 3 que vão ser projectados primeiro no Festival de Cinema de Veneza, parceiro deste prémio, e depois no Parlamento Europeu entre Outubro e Novembro, para serem votados pelos eurodeputados.

O prémio foi criado há 4 anos e é entregue a filmes que, de alguma forma, fixem a identidade e a diversidade culturais da Europa.

 O vencedor recebe um apoio financeiro para ser legendado nas 23 línguas oficais da União Europeia, para ser distribuido e para ser adaptado à exibição para pessoas com dificuldades visuais e auditivas.

Outro filme português já esteve nomeado para este prémio em 2007: "Belle Toujours" de Manoel de Oliveira, mas não ganhou.

"Mistérios de Lisboa" deu a Raoul Ruiz a Concha de Prata para melhor realizador no Festival de Cinema de San Sebastián do ano passado.

No dia 27 de Julho há uma conferência de imprensa para anunciar os finalistas.

O Prémio Lux será depois divulgado dia 24 de Novembro pelo Presidente do Parlamento Europeu, em Estrasburgo.

por
publicado 14:43 - 05 julho '11

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Português