30 Mai 2020 22:15

A edição excepcional do MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa, que se realizou online de 25 a 31 de maio anunciou este sábado os vencedores das secções competitivas.

As curtas-metragens portuguesas "Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias" de Regina Pessoa, e "Purpleboy", de Alexandre Siqueira, recebem ex-aequo o Prémio Melhor Curta-Metragem Portuguesa e "Freeze Frame", de Soetkin Verstegen, recebe o Grande Prémio RTP.

Por unanimidade, o painel de jurados da competição portuguesa, constituido por Luís Salvado, Natalie Woolf e Ülo Pikkov, decidiu reconhecer a "qualidade extremamente elevada da selecção" repartindo o principal prémio por dois filmes "reconhecidos internacionalmente, que se tornarão certamente dois marcos na rica história da animação portuguesa".

Ainda na competição portuguesa foram atribuídas duas Menções Honrosas a "O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto", de Bruno Caetano, e "A Mind Sang", de Vier Nev.

Ainda na Competição de Curtas-Metragens o filme "Don’t Know What", de Thomas Renoldner, recebeu o prémio de Melhor Curta Experimental e "Traces", de Hugo Frassetto, recebeu o Prémio Especial do Júri.

Na categoria de Curtíssimas, dedicada a filmes com menos de dois minutos, os vencedores foram "Dots", de Micky Wozny, na Competição internacional, e "Catarse", de Margarida Roxo Neves e Tiago Gomes, a Melhor Curtíssima Portuguesa.

Na Competição de Estudantes, "2.3 x2.6 x 3.2", de Jiaqi Wang (China), recebeu o Prémio de Melhor Curta de Estudantes Internacional, enquanto a "Ode to Childhood", dos realizadores João Monteiro e Luís Vital, foi atribuído o Prémio de Melhor Curta de Estudantes Portuguesa.

Os prémios que resultam da votação do público só serão conhecidos na segunda-feira.

  • CINEMAX
  • 30 Mai 2020 22:15

+ conteúdos