Monstros & aliens falham revolução 3D
Os monstros vistos a partir do centro de crise da presidência dos EUA

AnimaçãoMais CinemaMais CinemaCinema Norte-americano  

Monstros & aliens falham revolução 3D

A DreamWorks perdeu a primeira oportunidade de deixar uma boa impressão tridimensional.

O estúdio DreamWorks anunciou que todas as animações futuras vão ser rodadas através do recurso à tecnologia 3D. "Monstros vs. Aliens" é o primeiro filme que o departamento de animação do estúdio realiza sob esse novo paradigma.

Não é novidade em sala - a Disney estreou recentemente "Os Robinsons" e "Bolt", a própria animação de volumes já chegou a esta dimensão em "Coraline e a Porta Secreta". Só que é legítimo esperar um pouco mais da DreamWorks. Num determinado momento o estúdio assumiu uma ruptura em relação ao padrão clássico da Disney, tentando introduzir novas narrativas nos desenhos animados para o grande público. "Formiga Z" e "Spirit" são dois exemplos interessantes desse esforço, mas se existe um estilo DreamWorks ele nota-se em toda a série "Shrek".

Considerando os antecedentes e o facto de Jeffrey Katzenberg, fundador da companhia após ruptura estrondosa com os estúdios Disney, ter assumido há um ano que os filmes 3D representam "a terceira revolução do cinema" era de esperar mais deste primeiro filme. Mesmo considerando que Katzenberg estaria a falar do impacto do 3D no modelo de negócio da indústria do cinema.

O efeito 3D em "Monstros vs. Aliens" não acrescenta nada de relevante à narrativa ou à dinâmica visual da história. A forma de contar é a mesma num desenho animado que recicla, sem grande surpresa, uma ideia clássica do cinema de ficção científica.

É uma animação divertida para os pequenos mas desinteressante para um público mais exigente. E lembremos que grande parte do novo público da animação descobriu o género através da introdução do digital, essa sim, uma revolução com impacto duradouro.

A questão que fica é esta: valerá a pena pagar mais €2 para ver um filme em 3D que não tira partido criativo dessa tecnologia?



MONSTROS VS. ALIENS

De
Conrad Vernon, Rob Letterman
Com vozes de Reese Witherspoon, Seth Rogen, Hugh Laurie (VO)
Animação
94m
M/6
Estados Unidos da América
2009






por

Recomendamos: Veja mais Artigos de AnimaçãoMais CinemaMais CinemaCinema Norte-americano