14 Jan 2016 17:12

Especialista em papéis de vilão, o ator britânico Alan Rickman, mais conhecido pelo papel do Professor Snape na saga "Harry Potter", morreu de cancro aos 69 anos, anunciou a sua família quinta-feira. "Estava rodeado pela família e por amigos", disse a família em comunicado.

Assim que se soube da notícia, choveram os tributos ao ator.

"Não há palavras para expressar como estou chocada e devastada ao saber da morte de Alan Rickman. Era um ator e um homem maravilhoso", twittou a autora dos sete volumes de "Harry Potter", J.K. Rowling.

James Phelps, companheiro de elenco em "Harry Potter", saudou "um dos melhores atores que já conheci."

"David Bowie morreu de cancro aos 69 anos. Agora Alan Rickman morreu de cancro com a mesma idade. Dois grandes talentos, uma doença terrível", twittou Piers Morgan, personalidade de televisão britânica.

Ator shakespeariano, Alan Rickman, também realizador e encenador, tornou-se conhecido do público em geral no filme "Die Hard", lançado em 1988, com Bruce Willis no papel principal. O papel do terrorista Hans Gruber terrorista foi interpretado com tal convicção que o fez entrar imediatamente para a lista dos 50 maiores vilões da história do cinema, do American Film Institute. Ainda no registo dos maus da fita Rickman interpretou também o xerife de Nottingham em "Robin Hood: O Príncipe dos Ladrões" em 1991, ao lado de Kevin Costner.

Alcançou fama internacional,uma década depois, interpretando o professor Severus Snape, uma das personagens principais da saga "Harry Potter", entre 2001 e 2010. Professor na Escola Hogwarts e diretor da Casa Slitherin, Severus Snape é um personagem sombrio e ambíguo, cada vez mais importante ao longo dos episódios.

Em 2003 entrou na comédia romântica "O Amor Acontece", de Richard Curtis, ao lado de Hugh Grant, Emma Thomson, Liam Neeson, Colin Firth e Keira Knightley. Enquanto isso, Alan Rickman, ex-membro da Royal Shakespeare Company, continuou a seguir a sua paixão pelo teatro ao encenar "Meu nome é Rachel Corrie", em 2005 e 2006. No cinema, realizou "The Winter Guest", em 1997 e "Os Jardins do Rei", em 2014, com Kate Winslet no papel principal.

Pouco tempo antes da sua morte tinha acabado a participação em dois novos filmes cuja estreia está prevista para 2016: "Eye in the Sky", com Helen Mirren e Aaron Paul e "Alice do Outro Lado do Espelho", com Mia Wasikowska, Johnny Depp, Helena Bonham Carter e Sacha Baron Cohen.

Proveniente de uma família modesta, o ator nasceu a 21 de fevereiro de 1946, em Londres. Ele era casado com Rima Horton, sua namorada de infância que conhecera há cinquenta anos.

  • CINEMAX com France Press
  • 14 Jan 2016 17:12

+ conteúdos