Morreu Farley Granger

Obituário  

Morreu Farley Granger

Farley Granger, o rosto de dois clássicos de Alfred Hitchcock, "Festim Diabólico" e "Pacto Sinistro", morreu domingo, em Nova Iorque, com 85 anos.

Foi o produtor Samuel Goldwyn quem o descobriu, no início dos anos 40, e lhe ofereceu um pequeno papel em "Estrela do Norte", com Anne Baxter, realizado por Lewis Milestone. Com o mesmo realizador e o mesmo produtor fez a seguir "Mais Forte que a Vida" onde contracenava com James Stewart.

Sem grande impacto nos média, Farley decidiu alistar-se na Marinha e só volta ao cinema três anos depois para fazer um filme que vai ficar dois anos à espera de ser exibido, porque, entretanto, Howard Hughes comprára os estúdios que o tinham produzido: " Amarga Esperança" da RKO.

Alfred Hitchcock foi um dos que o viu, em sessão particular, e impressionou-se com Farley e a sua expressão neurótica.

O jovem, nascido em San Jose, na Califórnia, em 1925, vai desempenhar o papel do universitário megalómano que mata um estudante com a ajuda de outro colega e se gaba da perfeição do crime que cometeu, no filme seguinte de Hitchcock, "Festim Diabólico", em 1948.

Farley Granger ainda entra em mais um filme do mestre do suspense, em 1951, "Pacto Sinistro", mas depois disso, os filmes que fez foram grandes fracassos de bilheteira e Farley, com uma vida pessoal agitada e muito comentada no meio, por ser bissexual, afastou-se de Hollywood, e foi para Itália, onde filmou "Sedução da Carne" de Luchino Visconti, em 1954.

Um ano depois regressou aos Estados Unidos e assentou arraiais em Nova Iorque, trocando Hollywood pela Broadway.

Apesar de ser um apaixonado por musicais, os poucos em que entrou, sairam rapidamente de cartaz e Farley investiu, então, na séries de televisão.

Farley não voltou a sair de Nova Iorque a não ser  por um breve período, na década de 70, para Itália, onde ainda fez mais três filmes.

Na década de 90, Farley foi o rosto de uma série de documentários sobre Hollywood e, em 2007, escreveu as suas memórias num livro chamado "Include Me Out".

Farley Granger morreu este domingo, de velhice, com 85 anos, três anos depois de ter perdido o seu namorado desde a década de 60, o produtor Robert Calhoun.

por
publicado 17:02 - 29 março '11

Recomendamos: Veja mais Artigos de Obituário