Morreu Irrfan Khan, actor de Bollywood e Hollywood
Irrfan Khan em "A Lancheira": uma grande subtileza emocional

Obituário  

Morreu Irrfan Khan, actor de Bollywood e Hollywood

Vitimado por um tumor, Irrfan Khan faleceu aos 53 anos de idade — a sua carreira inclui muitos sucessos do cinema indiano e também da produção em língua inglesa; "A Lancheira" foi um dos seus derradeiros sucessos.

Nas últimas três décadas, foi um dos mais populares, e também mais premiados, actores de cinema da Índia: Irrfan Khan faleceu a 29 de abril, em Bombaim, na sequência de complicações provocadas por um tumor neuroendócrino detectado em 2018 — contava 53 anos.

Figura emblemática das produções de Bollywood, adquiriu visibilidade internacional graças ao épico "O Guerreiro" (2001), de Asif Kapadia. Depois disso, além de participar em grandes sucessos do mercado indiano, como "Haasil" (2003), de Tigmanshu Dhulia, e "Maqbool" (2004), de Vishal Bhardwaj, começou a surgir com alguma regularidade em títulos britânicos e americanos.

Vimo-lo, por exemplo, em "Um Coração Poderoso" (2007), evocação da tragédia do jornalista Daniel Pearl, com Angelina Jolie, sob a direcção de Michael Winterbottom, "The Darjeeling Limited" (2007), de Wes Anderson, e "Quem Quer Ser Bilionário?", de Danny Boyle, vencedor dos Óscares referentes a 2008 — Khan interpretava a personagem do inspector da polícia [trailer].


Mais recentemente, surgiu em filmes tão diversos como "O Fantástico Homem-Aranha" (2012), de Mark Webb, "A Vida de Pi" (2012), de Ang Lee, "Mundo Jurássico" (2015), de Colin Trevorrow, e "Inferno" (2016), de Ron Howard. No interior da produção indiana, "A Lancheira" (2014), de Ritesh Batra, terá sido um dos seus últimos grandes sucessos e, por certo, um dos melhores exemplos da sua subtileza emocional — nos prémios asiáticos de cinema, valeu-lhe a distinção de melhor actor.

por
publicado 23:30 - 29 abril '20

Recomendamos: Veja mais Artigos de Obituário