A atriz Jean Stapleton como Edith em "Uma Familia às Direitas"
Obituário
Morreu Jean Stapleton
A Edith da série televisiva "Uma Familia às Direitas" morreu em Nova Iorque, aos 90 anos.
A atriz Jean Stapleton, morreu ontem, de causas naturais, na sua casa em Nova Iorque, informaram familiares. Tinha 90 anos.
Apesar de muitos papeis na televisão e no cinema, Stapleton ficou para a história da cultura popular como a esposa paciente de Archie Bunker em"Uma Familia às Direitas" (All in the Family). Transmitida entre 1971 e 1979 no canal norte-americano CBS, a série marcou uma era na televisão daquele país ao trazer para o horário nobre temas como o racismo, os direitos da mulher, ou a homossexualidade.
Jean Stapleton nasceu em janeiro de 1923, em Nova Iorque e começou a carreira na representação no teatro. Marcou presença em vários espetáculos na Broadway até dar o salto para a televisão durante a década de 50.
Foi nove vezes nomeada para os Globos de Ouro e ganhou em duas ocasiões, em 73 e 74, sempre pelo papel de Edith em "Uma Familia às Direitas".
Durante a década de 90 surgiu em longas-metragens como "Michael", com John Travolta e "Você Tem Uma Mensagem", com Tom Hanks e Meg Ryan.
O seu último trabalho como atriz data de 2001, no telefilme dramático "Like Mother Like Son: The Strange Story of Sante and Kenny Kimes", ao lado de Mary Tyler Moore e Robert Forster.
por António Quintas
publicado 19:06 - 02 junho '13