Morreu Martha Stewart, actriz da idade de ouro de Hollywood
Humphrey Bogart e Martha Stewart em "In a Lonely Place" (1950)

Obituário  

Morreu Martha Stewart, actriz da "idade de ouro" de Hollywood

Brilhante intérprete secundária, nunca foi uma estrela, mas simboliza exemplarmente o período clássico da produção dos EUA: a actriz Martha Stewart faleceu aos 98 anos de idade.

Actriz emblemática da "idade de ouro" de Hollywood, Martha Stewart faleceu no dia 17 de fevereiro (a notícia foi divulgada quatro dias mais tarde) — contava 98 anos.

Nunca foi uma estrela, mas a sua presença ilustra bem o fundamental valor dos secundários no período clássico da produção dos EUA. Estreou-se na comédia musical "Doll Face / Sonho de Estrelas" (1945), de Lewis Seller. De qualquer modo, os momentos mais importantes da sua curta carreira estão ligados a registos mais dramáticos — com destaque para:

> DAISY KENYON / ENTRE O AMOR E O PECADO (1947), de Otto Preminger: labirinto de amores e desamores, é um exemplo modelar da escrita melodramática de Preminger, centrado num trio interpretado por Joan Crawford, Dana Andrews e Henry Fonda.

> IN A LONELY PLACE / MATAR OU NÃO MATAR (1950), de Nicholas Ray: um dos clássicos absolutos do filme "noir", fotografado pelo grande Burnett Guffey, tem Humphrey Bogart e Gloria Grahame como líderes do elenco.


Em ambientes em parte semelhantes a "In a Lonely Place", surgiu ainda em "Convicted / Código Penal" (1950), de Henry Levin. Depois de várias experiências televisivas, incluindo a participação, em 1963, num episódio de "The Alfred Hitchcock Hour", decidiu encerrar a sua carreira em meados da década de 60 — a comédia musical "Surf Party" (1964), de Maury Dexter, é o derradeiro título da sua filmografia.

por
publicado 01:15 - 23 fevereiro '21

Recomendamos: Veja mais Artigos de Obituário