Morreu Stuart Gordon, cineasta de Re-Animator
Stuart Gordon, em meados dos anos 80, na companhia de uma das estrelas de "Re-Animator"

Obituário  

Morreu Stuart Gordon, cineasta de "Re-Animator"

Stuart Gordon faleceu aos 72 anos — graças a "Re-Animator", o seu nome transformou-se numa referência de culto do género de terror; de qualquer modo, a sua actividade envolveu também a comédia cinematográfica e o teatro.

O seu nome é uma referência de culto no género de terror: o americano Stuart Gordon faleceu no dia 24 de março — contava 72 anos.

Iniciou a sua carreira cinematográfica com "Re-Animator" (1985), entre nós lançado como "O Soro Maléfico", inspirado numa história de H. P. Lovecraft, e tanto bastou para ser reconhecido como um realizador fulcral na evolução do terror ao longo da década de 80. Combinando a lógica do horror com um humor bizarro e desconcertante, voltaria a adaptar Lovecraft em "From Beyond/A Criatura que Veio do Além" (1986).

Gordon sempre foi mais conhecido pelos seus trabalhos em registos mais ou menos fantasistas e fantásticos, incluindo ainda títulos como "Bonecos Assassinos" (1987) e "Prisão de Alta Segurança" (1992), sem esquecer o argumento de "Violadores: A Invasão Continua" (1993), realização de Abel Ferrara retomando a temática de "A Terra em Perigo" (1956), de Don Siegel.

Seja como for, a sua actividade está também ligada a domínios bem diversos, a começar pelo teatro, mais concretamente a Organic Theater Company que criou em Chicago, com a sua mulher Carolyn Purdy-Gordon, em 1969. Foi ele que produziu a estreia mundial de "Perversidade Sexual em Chicago", numa colaboração com o seu autor, David Mamet, mais tarde retomada através da realização, para cinema, da peça "Edmond" — foi em 2005, e tinha este trailer.


Curiosamente, o maior sucesso de Gordon aconteceu num registo bem diferente de todos estes e teve chancela dos estúdios Disney. De facto, com a colaboração de Brian Yuzna, foi ele que escreveu o argumento de "Querida, Eu Encolhi os Miúdos" (1989), comédia de Joe Johnston centrada na experiência acidental de um cientista que, como diz o título, reduz o tamanho das suas crianças — do seu impacto comercial surgiram duas sequelas e uma série para televisão.

por
publicado 20:11 - 25 março '20

Recomendamos: Veja mais Artigos de Obituário