Morreu Sumner Redstone, mogul de Hollywood
Sumner Redstone: um império de produção audiovisual

Obituário  

Morreu Sumner Redstone, "mogul" de Hollywood

Começou como proprietário de uma cadeia de salas de cinema, acabando por construir um império que inclui os estúdios de cinema Paramount — Sumner Redstone faleceu aos 97 anos de idade.

Sumner Redstone, uma das personalidades americanas que adquiriu a dimensão de um verdadeiro magnate (mogul) do mundo dos media & entertainment, faleceu no dia 11 de Agosto, na sua casa de Los Angeles — contava 97 anos.

Nascido em Boston, a 27 de Maio de 1923, construiu a sua fortuna colossal a partir da National Amusements, a cadeia de salas de cinema que herdou do pai. Através de marcas como a Showcase Cinemas, a empresa possui mais de 1500 ecrãs espalhados por EUA, Reino Unido, América Latina e Rússia.

Tendo como base a National Amusements, Redstone foi edificando um império mediático que se consolidou, sobretudo, através da Viacom, integrada com a CBS em 2019, gerando a ViacomCBS.

O crescimento da Viacom foi sendo pontuado pela aquisição de empresas ligadas a diversas formas de produção e difusão audiovisual, em cinema e televisão. Entre essas empresas está o estúdio Paramount, propriedade da Viacom desde 1994.

Na prática, isto significa que a ViacomCBS se tornou uma das entidades mais poderosas no interior das dinâmicas de produção de Hollywood. Redstone geriu todo esse processo até ao começo de 2016, altura em que, devido a problemas de saúde, cedeu o lugar à filha, Shari Redstone. Em finais de 2019, no seu habitual ´Top 100´dos mais poderosos do mundo do espectáculo, a revista "The Hollywood Reporter" colocava Shari Redstone em 4º lugar.

Em 2001, com a colaboração de Peter Knobler, Sumner Redstone escrevera "A Passion to Win", auto-biografia publicada pela Simon & Schuster, uma das maiores editoras americanas, propriedade da ViacomCBS. 

por
publicado 00:40 - 13 agosto '20

Recomendamos: Veja mais Artigos de Obituário