Morreu Theo Angelopoulos

Cinema Europeu  

Morreu Theo Angelopoulos

O realizador grego Theo Angelopoulos morreu esta terça-feira, atropelado por uma moto, numa rua de Atenas.

O cineasta, de 76 anos, sofreu ferimentos profundos na cabeça e acabou por falecer no hospital após ter sido atropelado, ontem, por uma moto quando atravessava a rua, em Antenas.

Theodoros Angeloupolos tinha a sua marca no cinema: a lentidão e o cunho sonhador que imprimia às histórias que filmava. Estava a trabalhar no próximo filme, "The Other Sea".

O realizador grego nasceu em 1935, em Atenas, viveu a ocupação nazi da Grécia, durante a II Guerra Mundial e à Guerra Civil de 1946-49, tema aos quais recorreu nos primeiros filmes. Estudou Direito na Universidade de Atenas mas depois decidiu mudar-se para França, para estudar cinema no Instituto de Estudos Cinematográficos Avançados de Paris.

Quando voltou à Grécia trabalhou durante algum tempo como crítico de cinema e estreou-se como realizador durante a ditadura grega.

Theo Angelopoulos recebeu em 1995 o Grande Prémio do Festival de Cinema de Cannes com "O Olhar de Ulisses" e, 3 anos mais tarde, a Palma de Ouro, no mesmo festival, com "A Eternidade e um Dia".

Os filmes de Angelopoulos atraíram sempre, de forma especial, os públicos que apreciam o cinema artístico.

Ontem à noite, de surpresa, a velocidade de uma mota levou-o da cidade onde nasceu, onde viveu e onde filmou.
 

por
publicado 09:21 - 25 janeiro '12

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Europeu