Gal Gadot em

28 Dez 2020 11:09

"Mulher Maravilha 1984" estreou nas salas dos Estados Unidos no fim de semana de Natal com 16,7 milhões de dólares em receita bruta de bilheteira, anunciou a Warner Bros que destacou o facto de este ser o maior resultado de uma estreia em cinema no mercado norte-americano desde o início da pandemia. O filme com Gal Gadot ultrapassou o resultado de "Tenet" que, em setembro, obteve $9,4 milhões durante o primeiro fim de semana.

A importância do resultado da sequela de "Mulher Maravilha" torna-se mais evidente ao comparar as situações do mercado em ambas as datas. Em setembro, 70% dos cinemas norte-americanos tinham reaberto. Agora, só funcionam perto de 40%, com as salas em cidades-chave como Nova Iorque, Los Angeles, São Francisco, Chicago, ou Filadélfia, encerradas devido ao elevado número de infeções. A isto, há que adicionar o facto de "Mulher Maravilha 1984" ter estreado em simultâneo nos cinemas e nos serviços de streaming da HBO.

Com este lançamento online, a Warner inaugurou a estratégia para o próximo ano, sacrificando as potenciais receitas em sala das suas longas-metragens para reforçar a oferta da HBO Max – em dificuldade para se impor no meio da bolha de oferta online que está a surgir com a Disney Plus e a Netflix nos papéis principais. O estúdio não acredita na recuperação do box office norte-americano em 2021 e prepara-se para lançar todo o alinhamento previsto para cinema em simultâneo nas salas e no streaming. Até agora, e antes da expansão internacional em força, que só ocorrerá em fevereiro próximo, a HBO Max conta com 12,6 milhões de clientes.

Ao contrário do que se passa no cinema, os números de audiência online não são auditados por entidades independentes, pelo que a pouca informação disponível é divulgada ao ritmo e no tom que mais convém aos intervenientes. Da exibição de "Mulher Maravilha 1984" na HBO sabe-se que terá sido visto no dia da estreia por "quase metade dos subscritores" da HBO Max e derivados. De acordo com um comunicado emitido no domingo, o número de horas de visionamento de conteúdos na HBO Max na sexta-feira triplicou em comparação com "um dia normal do mês anterior".
No resto do mundo, "Mulher Maravilha 1984" somou 19,4 milhões de dólares em 42 mercados. Na China, o segundo fim-de-semana trouxe uma quebra forte de 92%, com apenas $1,5M depois de uma estreia que já  fora fraca de $18,8M. O filme mais visto no mercado chinês, o thriller de ação "Shock Wave 2", produzido em Hong Kong, chegou aos 65 milhões de dólares.

Até agora, a receita de bilheteira mundial de "Mulher Maravilha 1984" chegou aos 85 milhões de dólares. O primeiro filme terminou a carreira nas salas com 822 milhões de dólares.

Quanto a "Soul", o filme da Disney que também fez a transição do cinema para o streaming nos mercados onde o serviço está disponível, ficou-se por uns modestos $7,6M em dez países.

  • cinemaxeditor
  • 28 Dez 2020 11:09

+ conteúdos