Mulher Maravilha 1984 melhor do que Tenet nos EUA
Gal Gadot em "Mulher Maravilha 1984": 16,7 milhões de dólares nos EUA

Box OfficeBox Office fim-de-semana  

"Mulher Maravilha 1984" melhor do que "Tenet" nos EUA

Com estreia simultânea nos cinemas e no streaming, o filme rendeu 16,7 milhões de dólares nas bilheteiras das salas.

"Mulher Maravilha 1984" estreou nas salas dos Estados Unidos no fim de semana de Natal com 16,7 milhões de dólares em receita bruta de bilheteira, anunciou a Warner Bros que destacou o facto de este ser o maior resultado de uma estreia em cinema no mercado norte-americano desde o início da pandemia. O filme com Gal Gadot ultrapassou o resultado de "Tenet" que, em setembro, obteve $9,4 milhões durante o primeiro fim de semana.

A importância do resultado da sequela de "Mulher Maravilha" torna-se mais evidente ao comparar as situações do mercado em ambas as datas. Em setembro, 70% dos cinemas norte-americanos tinham reaberto. Agora, só funcionam perto de 40%, com as salas em cidades-chave como Nova Iorque, Los Angeles, São Francisco, Chicago, ou Filadélfia, encerradas devido ao elevado número de infeções. A isto, há que adicionar o facto de "Mulher Maravilha 1984" ter estreado em simultâneo nos cinemas e nos serviços de streaming da HBO.

Com este lançamento online, a Warner inaugurou a estratégia para o próximo ano, sacrificando as potenciais receitas em sala das suas longas-metragens para reforçar a oferta da HBO Max - em dificuldade para se impor no meio da bolha de oferta online que está a surgir com a Disney Plus e a Netflix nos papéis principais. O estúdio não acredita na recuperação do box office norte-americano em 2021 e prepara-se para lançar todo o alinhamento previsto para cinema em simultâneo nas salas e no streaming. Até agora, e antes da expansão internacional em força, que só ocorrerá em fevereiro próximo, a HBO Max conta com 12,6 milhões de clientes.

Ao contrário do que se passa no cinema, os números de audiência online não são auditados por entidades independentes, pelo que a pouca informação disponível é divulgada ao ritmo e no tom que mais convém aos intervenientes. Da exibição de "Mulher Maravilha 1984" na HBO sabe-se que terá sido visto no dia da estreia por "quase metade dos subscritores" da HBO Max e derivados. De acordo com um comunicado emitido no domingo, o número de horas de visionamento de conteúdos na HBO Max na sexta-feira triplicou em comparação com "um dia normal do mês anterior".

No resto do mundo, "Mulher Maravilha 1984" somou 19,4 milhões de dólares em 42 mercados. Na China, o segundo fim-de-semana trouxe uma quebra forte de 92%, com apenas $1,5M depois de uma estreia que já  fora fraca de $18,8M. O filme mais visto no mercado chinês, o thriller de ação "Shock Wave 2", produzido em Hong Kong, chegou aos 65 milhões de dólares.

Até agora, a receita de bilheteira mundial de "Mulher Maravilha 1984" chegou aos 85 milhões de dólares. O primeiro filme terminou a carreira nas salas com 822 milhões de dólares.

Quanto a "Soul", o filme da Disney que também fez a transição do cinema para o streaming nos mercados onde o serviço está disponível, ficou-se por uns modestos $7,6M em dez países.

por
publicado 11:09 - 28 dezembro '20

Recomendamos: Veja mais Artigos de Box OfficeBox Office fim-de-semana