Arthur Laurents (1917-2011)
Obituário
Na morte de Arthur Laurents
Foi um dos nomes grandes do musical americano, tanto no palco como nos filmes: Arthur Laurents escreveu, entre outros, o lendário "West Side Story".
Foi uma daqueles criadores sem o qual não é possível definir todo um estilo: com a morte de Arthur Laurents desaparece uma figura central na história do musical americano, no palco antes do mais, mas também em todas as suas ramificações cinematográficas.
Nascido em Brooklyn, a 14 de Julho de 1917, formou-se na Cornell University, instituição que evocaria mais tarde no argumento do filme "The Way We Were/O Nosso Amor de Ontem" (1973), que escreveu para Sydney Pollack: protagonizado por Robert Redford e Barbra Streisand, trata-se de um melodrama que tem como pano de fundo as perseguições "maccartistas" nos anos 50 e, em particular, a acção da Comissão para as Actividades Anti-americanas.
De qualquer modo, a popularidade do nome de Laurents está associada, sobretudo, aos argumentos de dois musicais: "West Side Story" e "Gypsy", ambos grandes sucessos na Broadway, ambos adaptados ao cinema, respectivamente em 1961 e 1962 (o primeiro por Robert Wise/Jerome Robbins, o segundo por Mervyn LeRoy). Em cinema, colaborou ainda no argumento de "A Corda" (1948), de Alfred Hitchcock, e escreveu "The Turning Point/A Grande Decisão" (1977), de Herbert Ross.
Laurents teve também uma importante actividade como encenador, pontuada por algumas das distinções mais importantes da sua carreira. Entre elas: o Tony Award por "Hallelujah, Baby!" (1968) e o Drama Desk Award por "Gypsy" (1975). Em 2007, produziu um revival de "Gypsy", protagonizado por Patti LuPone.
Arthur Laurents morreu no dia 5 de Maio em sua casa, em Nova Iorque, na sequência de complicações decorrentes de uma pneumonia.
por João Lopes
publicado 19:23 - 06 maio '11