Nas nuvens ouve-se o blues da recessão
George Clooney e Vera Farmiga, o par romântico de "Nas Nuvens"

Mais CinemaMelodramaCinema Norte-americano  

Nas nuvens ouve-se o blues da recessão

O terceiro filme de Jason Reitman alcança uma verdade muito própria sobre a crise que nos afecta.

Em cinema, tal como sucede na História, é muito difícil captar o espírito do presente e as suas consequências subtis no comportamento e no modo de vida das pessoas. "Nas Nuvens" consegue esse feito graças a um argumento adaptado à recessão actual.

Ryan Bungham (George Clooney) é um especialista em processos de layoff, visitando escritórios onde nunca tinha posto os pés para despedir os funcionários. Ele é bom a cumprir a tarefa dos patrões cobardes, mas não gosta do emprego. O que aprecia são as constantes viagens, o que lhe permite perseguir o objectivo de acumular 10 milhões de milhas no cartão de passageiro frequente.

Jason Reitman (32 anos, filho de Ivan Reitman, o realizador de "Caça-Fantasmas") é cada vez mais um Frank Capra contemporâneo no modo como capta a ansiedade e as mudanças que acontecem na sociedade norte-americana. Este será o filme que o tornará conhecido perante uma plateia maior: à conta de Clooney (vamos recordá-lo por este papel) mas porque aborda, com sensibilidade justa, o problema do desemprego, um assunto social mais relevante do que os temas morais menos abrangentes dos filmes anteriores (o acto voluntário de fumar em "Obrigado por Fumar" e a gravidez juvenil em "Juno").

Também tem uma dimensão mais complexa porque detecta a vulnerabilidade dos nossos dias e o lado aleatório da vida contemporânea. A existência confortável do próprio Ryan é posta em cheque quando a sua empresa desenvolve um programa de despedimento por vídeo-conferência que o coloca a trabalhar na sede da empresa; e a possibilidade romântica que se desenha através do envolvimento com uma colega de profissão não segue o rumo convencional.

"Nas Nuvens" oscila entre a comédia romântica e a sátira económica, conseguindo alcançar uma verdade sobre o nosso tempo que soa a uma espécie de blues desta recessão.
 

 




NAS NUVENS

Ryan habituou-se a um estilo de vida livre. Entre aeroportos, hotéis e carros de aluguer, ele leva tudo o que necessita no seu pequeno trolley. É membro VIP de todos os programas de fidelização e está prestes a atingir 10 milhões de milhas, como cliente regular. Mas Ryan apaixona-se, por uma companheira de viagem, e os seus objectivos ficam comprometidos...

De Jason Reitman com Vera Farmiga, George Clooney, Anna Kendrick; Comédia; m; M/12; EUA; 2009


por
publicado 12:21 - 21 janeiro '10

Recomendamos: Veja mais Artigos de Mais CinemaMelodramaCinema Norte-americano