O músico e compositor português Nuno Maló consagrado em Hollywood
Cinema Português
Nuno Maló consagrado em Hollywood
O compositor ganhou o prémio de revelação com a banda sonora de "Amália - o Filme"
Nuno Maló foi galardoado com a distinção Compositor Revelação do Ano pela International Film Music Critics Association. O músico estava também nomeado para a categoria Melhor Banda Sonora Drama de 2010.
O prémio é atribuído pela composição musical do filme "Amália", onde Nuno Maló trabalhou com a Orquestra Sinfónica de Budapeste na orquestração de 21 temas originais.
O percurso de Amália Rodrigues e também o fado, inspiraram o trabalho de músico para a criação da banda sonora. A composição envolveu um aprofundada pesquisa, iniciada antes da rodagem do filme, realizado por Carlos Coelho da Silva, e exibido em 2008, em Portugal.
Nuno Maló, vive em Los Angeles, onde estudou composição para cinema, na University of Southern California. Com um vasto leque de projectos musicais, o compositor já elaborou várias bandas sonoras a nível nacional e internacional.
Em Portugal, Nuno Malo é responsável pela música original de filmes como “ Assalto ao Santa Maria” de Francisco Manso, “Contraluz” de Fernando Fragata, ou “A Mulher Polícia” de Joaquim Sapinho.
"A Profecia Celestina", de Armand Mastroiani, "Contraluz", de Fernando Fragata, ou "The Lost and Found Family", de Barnert Bain, são outras das composições do autor, elaboradas nos Estados Unidos.
A banda sonora nunca chegou a ser editada em Portugal.
por Carla Henriques
publicado 18:56 - 25 fevereiro '11