Michel Hazanavicius consagrado em Hollywood.
Oscars 2012
"O Artista" ganha cinco Oscars
Comédia sobre cinema mudo ganha prémios principais de filme, realizador e ator.
Artigo recomendado:
Oscars 2012
Oscars 2012: premiados
"O Artista" e "Hugo" ganharam cinco Oscars. Jean Du Jardin e Meryl Streep consagrados com prémios de interpretação.
A 84ª edição do Oscar consagrou um filme mudo, framncês e a preto e branco. "O Artista" foi o vencedor da cerimónia, com cinco prémios, incluindo melhor filme, melhor realizador Michel Hazanavicius e melhor ator, por Jean Dujardin.
"O Artista" tornou-se no primeiro filme mudo a ganhar a o Oscar de melhor filme desde a cerimónia original, realizada ha 83 anos. O último filme silencioso premiado como melhor filme foi a saga da I Guerra Mundial "Asas" em 1929.
Meryl Streep ganhou seu terceiro Oscar de Melhor Atriz, pela sua interpretação da primeira ministra britânica Margaret Thatcher em "A Dama de Ferro ". Esta é o primeiro prémio de Meryl Streep desde 1983, quando ganhou com "A Escolha de Sofia". Aos 62 anos, iguala Jack Nicholson, Walter Brennan e Ingrid Bergman. Apenas Katharine Hepburn, com quatro Oscars, tem mais uma estatueta.
"Quando chamaram o meu nome, eu senti que metade dos Estados Unidos dizia: 'Oh não, ela de novo' ", brincou Streep.
Jean Dujardin ganhou o Oscar de melhor ator com o papel de uma estrela do cinema mudo que não se adapta ao sonoro.
Nas categorias de interpretação, Christopher Plummer tornou-se no mais velho ator a ganhar um Oscar pelo seu papel em em "Assim é o Amor". "Você está apenas dois anos mais velho que eu, querido, onde você esteve durante toda a minha vida? ", brincou Plummer falando com a estatueta.
O ator, de 82 anos, quebrou o recorde anterior de Jessica Tandy, que ganhou o Oscar de melhor atriz por "Miss Daisy" (1989).
Octavia Spencer venceu na categoria melhor atriz secundária em "As Serviçais". A atriz recebeu uma ovação de pé durante a cerimónia do Oscar.
"A Invenção de Hugo", de Martin Scorsese, também ganhou cinco prémios mas em categorias menos importantes: fotografia, direção de arte, montagem de som, mistura sonora e efeitos visuais.
Woody Allen, que não estava presente, ganhou o Oscar de melhor argumento original com a comédia romântica "Meia-noite em Paris", enquanto o de melhor argumento adaptado premiou Alexander Payne, Nat Faxon e Jim Rash por "Os Descendentes ".
"Rango" foi premiado com o oscar de melhor desenho animado e o drama iraniano "Uma Separação" recebeu o Oscar de melhor filme estrangeiro.
por Tiago Alves
publicado 06:26 - 27 fevereiro '12