O Artista ganha noite de prémios franceses
"O Artista" vence seis prémios do cinema francês.

Oscars 2012  

"O Artista" ganha noite de prémios franceses

Um dos favoritos aos Oscars deste ano venceu seis prémios do cinema francês.

"O Artista", de Michel Hazanavicius, ganhou em seis categorias incluindo melhor filme, melhor realizador (Hazanavicius) e melhor atriz (Berenice Brejo). A longa metragem sobre uma estrela do cinema mudo em apuros com a chegada do cinema sonoro levou aindas as estatuetas para melhor fotografia, melhor direção artística e melhor banda sonora original.

A 37ª gala de entrega dos Césares, prémios da academia francesa de cinema, decorreu ontem em Paris. Para além da vitória esperada de "O Artista" surgiram algumas surpresas. A maior de todas foi a escolha de Omar Sy como melhor ator no lugar de Jean Dujardin. O protagonista de "Amizade Improvável"), maior êxito de bilheteira de 2011, em França, foi o preferido dos votantes no lugar de Dujardin. Aqui, o facto o ator de "O Artista" estar nomeado para um Oscar não comoveu os membros da academia francesa.

"Uma Separação" do iraniano Asghar Farhadi ganhou o César para melhor filme em língua estrangeira enquanto que nas categorias de representação os melhores secundários foram Carmen Maura por "Os Encantos do 6º Andar" e Michel Blanc por "L'Exercice de L'Etat".

O grande derrotado da noite foi "Polissia". O drama em tom documental sobre a vida dos polícias da seção de proteção a menores tinha 13 nomeações. Ganhou apenas em apenas duas categorias, melhor montagem e melhor atriz revelação (Naira Ayadi).


por
publicado 16:28 - 25 fevereiro '12

Recomendamos: Veja mais Artigos de Oscars 2012