O Grande Gatsby abre Cannes
Leo DiCaprio brinda à noite inaugural do 66º Festival de Cannes.

Cannes 2013  

"O Grande Gatsby" abre Cannes

Festival agenda antestreia mundial do novo filme de Baz Luhrmann, com Leonardo DiCaprio, uma nova versão cinematográfica do romance de Scott Fitzgerald.

Trailer/Cartaz/Sinopse:
 O Grande Gatsby abre Cannes
O Grande Gatsby (3D) Da mente criativa única do escritor/produtor/realizador Baz Luhrmann chega-nos a grande adaptação ao cinema do romance de Scott Fitzgerald, “O Grande Gatsby”. O cineasta cria a sua própria interpretação visual da história, trazendo à vida uma década de forma nunca antes vista, num filme com Leonardo Dicaprio, que encarna o papel que dá nome ao título. “O Grande Gatsby” segue a tradição de ...
Artigo recomendado:
O Grande Gatsby abre Cannes
Festival
Spielberg preside ao júri do Festival de Cannes Aos 66 anos o realizador assumirá um papel decisivo na 66ª edição do mais prestigiado festival de cinema do mundo.

Doze anos depois da exibição de "Moulin Rouge!" Baz Luhrmann marca nova presença na gala inaugural do Festival de Cannes.

O seu mais recente filme, "O Grande Gatsby", será exibido na abertura do 66º Festival de Cinema de Cannes, incluido na secção oficial mas fora de competição. A presença de Leonardo DiCaprio, assegurará todo o glamour indespensável a este momento.

Adaptado do romance mais famoso do escritor americano F. Scott Fitzgerald, o filme evoca a emoção nos anos vinte do século passado, na costa leste dos Estados Unidos, através da figura romântica e trágica de Jay Gatsby (Leonardo DiCaprio), sendo narrado pelo seu amigo Nick Carraway (Tobey Maguire).

No elenco destacam-se Carey Mulligan (interpretando Daisy Buchanan) e as participações especiais de Amitabh Bachchan, a lenda do cinema indiano, bem como do rapper norte-americano Jay-Z.

Baz Lhurmann comentou que "todos aqueles que trabalharam no 'Grande Gatsby', ficam honrados" com esta escolha do Festival de Cinema de Cannes.

"Estou muito orgulhoso de voltar a um país e a um festival que sempre foi generoso comigo. E feliz de ver este filme ser exibido no Festival de Cannes, não longe de Saint-Raphaël, onde Scott Fitzgerald escreveu uma das passagens mais comoventes e mais comovente de seu romance extraordinário".

Produzido pela Warner Bros. Pictures e Village Roadshow Pictures, o filme foi escrito por Baz Luhrmann e pelo seu co-argumentista Craig Pearce, adaptando o romance publicado em 1925 por Fitzgerald.

O filme será exibido em 3D, o que sucede pela segunda vez na sessão de abertura do festival, após a projeção de "Up - Altamente", de Pete Docter, em 2009.

O australiano Baz Luhrmann foi revelado pelo Festival de Cinema de Cannes com "Strictly Ballroom - Vem Dançar!" (exibido na secção Un Certain Regard em 1992). Posteriormente marcou presença com "Moulin Rouge!", que também foi exibido na sessão de abertura do festival em 2001.

Leonardo DiCaprio é uma presença pouco habitual na Croisette. Ele regressa a Cannes pela primeira vez desde 2007 quando apresentou "The 11th Hour", um documentário ambientalista que produziu e narrou.

A estreia de "O Grande Gatsby" em França e em Portugal acontecerá no dia 15 de maio, em simultâneo com a projeção na noite inaugural do Festival de Cannes.

O Festival de Cannes decorrerá entre15 e 26 de maio.

por
publicado 15:47 - 12 março '13

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cannes 2013