27 Nov 2019 23:14
Num comunicado, a direção do Cinema Ideal afirma que mostrou interesse em estrear "O Irlandês", de Martin Scorsese e que foi a Netflix a recusar a ideia.
O cinema lisboeta, que há um ano exibiu "Roma", outra produção da Netflix, diz que "fez as diligências necessárias e suficientes para demonstrar o seu interesse em estrear o filme".
No mesmo texto, enviado na tarde de quarta-feira, O Cinema Ideal revela ter sido contactado pela agência de comunicação da Netflix em Portugal para a realização de uma projecção destinada à imprensa. A essa proposta responderam que só a fariam caso pudessem estrear o filme, algo que a porta-voz da Netflix, segundo afirma o Cinema Ideal, recusou.
O visionamento de imprensa acabou por se realizar na Culturgeste.
Para a empresa dirigida pelo também produtor e distribuidor Pedro Borges, "a decisão da Netflix de não autorizar a estreia de ‘O Irlandês’ em Portugal" representa uma "falta de respeito pelos portugueses que gostam de cinema" e uma "afronta desnecessária e escusada".
A Netflix recusa cumprir a habitual janela de 90 dias entre a exibição em sala e a estreia noutros suportes. Ainda assim, conseguiu que o filme fosse exibido em salas independentes nos Estados Unidos, em Espanha, Itália, na Coreia do Sul e na Alemanha.

Em Portugal, "O Irlandês" só será visto por quem subscrever o serviço da Netflix.

  • CINEMAX
  • 27 Nov 2019 23:14

+ conteúdos