O Leitor, algures entre a inocência e a culpa
Michael lendo "O Amante de Lady Chaterley"

Mais CinemaOscar 2009  

"O Leitor", algures entre a inocência e a culpa

Um romance incontornável para compreender a culpa sobre o passado da Alemanha nazi, traz Kate Winslet no papel mais premiado do ano.

O alemão Bernardt Schlink é um jurista que se transformou em romancista, com sucesso garantido através de "O Leitor", obra que explora o dilema da geração que viveu depois da II Guerra Mundial, confrontada com o julgamento dos crimes cometidos contra os judeus nos campos de concentração.

Carmen Serrano, responsável editorial da Asa, evidencia a forma contundente como o autor consegue, em simultâneo, distanciar-se do passado colectivo, ainda por cicatrizar, e ir além das leis, para questionar a própria moralidade da justiça.

Estamos perante um romance de iniciação sexual, passado na Alemanha depois da guerra nos anos 50. Michael, a caminho dos 16 anos, conhece e apaixona-se por Hanna, uma mulher de 36.

Os dois envolvem-se num ritual. As tardes são passadas entre a cama e os livros que Michael lê em voz alta. Hanna cria o hábito de ouvir as palavras, os clássicos da literatura como a "Odisseia" de Homero, ou "O Amante de Lady Chaterley". Um dia Hanna desaparece e deixa marcas irrecuperáveis na vida de Michael. Ele irá reencontrá-la anos mais tarde, estudante de direito, quando assiste ao julgamento de antigas guardas dos campos de concentração. Ela está no banco dos réus e assume uma culpa que não lhe pertence por inteiro.

Bernardt Schlink escreve sobre a pesada herança de um passado. Tal como Michael no filme e no livro, o escritor sente vergonha e culpa perante uma geração que fica para a história como responsável pelas atrocidades cometidas nos campos de concentração.

"O Leitor" ganha a dimensão de uma obra fundamental para compreender a Alemanha, que chega ao cinema na medida certa, entre a inocência de um romance e os dilemas de uma geração que ainda está a aprender a viver com um sentimento de culpa.


O LEITOR - THE READER

De Stephen Daldry, com Ralph Fiennes, Kate Winslet, Lena Olim; Drama; 124 m; M/16; ALE, EUA; 2008

 
Ouça a antevisão de Lara Marques Pereira com Carmen Serrano, da Editora ASA.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Mais CinemaOscar 2009