O MILAGRE EM ST. ANNA (2008)

DVDDVD Memória  

O MILAGRE EM ST. ANNA (2008)

Corria o ano de 1944: as tropas aliadas entram em Itália, na Toscânia, e tentam desbaratar a resistência do exército alemão. Com assinatura de Spike Lee, este é um caso notável de reinvenção das regras clássicas do filme de guerra.

Esta é uma memória de um título, afinal, muito próximo: "O Milagre em St. Anna" tem data de produção de 2008. Mas justifica-se pelo "buraco sem fundo" em que o filme caiu no mercado português.

Centrando-se na experiência dramática de um batalhão de soldados negros, em Itália, em 1944, durante os combates da Segunda Guerra Mundial, Spike Lee consegue conciliar duas vertentes narrativas: por um lado, questionando as convenções dramáticas e simbólicas do clássico filme de guerra; por outro lado, interrogando de forma aguda e contundente a lógica do American Dream e, em particular, a sua pesada herança humana e simbólica.

Em boa verdade, Spike Lee sempre foi um moderno imbuído do espírito dos clássicos. Dito de outro modo: ele é alguém que se empenha em lidar com as contradições internas da história do seu país, ao mesmo tempo que celebra um profundo amor pela América.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de DVDDVD Memória