O Movimento das Coisas de Manuela Serra presente no Festival Lumière
"O Movimento das Coisas" é uma realização de Manuela Serra, com data de 1985

Cinema Português  

"O Movimento das Coisas" de Manuela Serra presente no Festival Lumière

O festival que se realiza em Lyon promove uma visita contemporânea às obras do passado, através de filmes restaurados, restrospetivas, homenagens e encontros com cineastas, atores e historiadores.


"O Movimento das Coisas", realizado em 1985 por Manuela Serra, digitalizado e restaurado pela Cineric Portugal para a Cinemateca Portuguesa, com acompanhamento da realizadora, foi selecionado para a 12ª edição do Festival Lumière.

O festival, que se realiza em Lyon, de 10 a 18 de outubro, tornou-se o ponto de encontro mundial do cinema de património. Uma vez por ano, Lyon, cidade natal do Cinematógrafo dos irmãos Lumière, promove uma visita contemporânea às obras do passado, através de filmes restaurados, restrospetivas, homenagens e encontros com cineastas, atores e historiadores. Graças a todas as salas participantes, o festival decorre um pouco por toda a cidade e tem acolhido um público cada vez mais vasto e interessado.

Rodado ao longo de vários anos em Lanheses, no concelho de Viana do Castelo, o documentário poético "O Movimento das Coisas" acompanha o quotidiano de uma comunidade rural e é a única realização de Manuela Serra.

Nascida em Lisboa em 1948, instalou-se em Bruxelas em 1971, para estudar cinema no IAD - Institut des Arts et Difusion. Voltou a Portugal logo a seguir ao 25 de Abril de 1974, trabalhando como assistente de realização e na montagem de "Deus, Pátria, Autoridade", de Rui Simões, com quem fundou, na companhia de antigos colegas do IAD, a cooperativa Virver.

"O Movimento das Coisas" teve a primeira exibição no Festival de Mannheim, na Alemanha, onde obteve o prémio Filmdukaten. Em Portugal, foi exibido no Festróia, onde venceu o Prémio Agfa, mas nunca estreou comercialmente.

O filme de Manuela Serra será exibido no Festival Lumière a 14 de outubro, às 14h15, e 15 de outubro às 10h45, inserido na secção Tesouros e Curiosidades do certame.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Português