O bom malandro angolano

Rodagem "O Grande Killapi" de Zézé Gamboa  

O bom malandro angolano

A história de um malandro que desviou dinheiro que chegava a Angola da metrópole, nos anos 60, é o próximo filme de Zéze Gamboa, rodado entre Portugal, Angola e Brasil.

Joãozinho das Garotas é o jovem que está no centro da história, angolano endinheirado, que passou por Lisboa para estudar na década de 60, mas preferia as festas, as mulheres, ou os carros. Uma figura que viria a chamar a atenção de um pide, que lhe seguiu os passos e mais tarde, o confrontou com o dinheiro desviado que chegava a Luanda, vindo da metrópole.

O realizador Zézé Gamboa traça o retrato das relações entre Portugal e Angola nos anos da colonização, através da boa vida de uma personagem que conheceu na realidade, quando ainda era miúdo, sem a noção exacta de quem sido aquele homem. No Verão passado, o cineasta esteve por Portugal para filmar locais que se parecessem com Luanda dos anos 60. Depois seguiu para o Brasil, para a cidade de João Pessoa, onde ainda se mantém muitos vestígios da arquitectura portuguesa do tempo das colónias.

'O Grande Killapi', parece retomar o percurso do realizador na primeira longa metragem 'O Herói', ao mergulhar no passado do país onde nasceu, sem seguir um guião facto a facto, mas recuperando um ritmo e um ambiente de um tempo marcante.

A história de Joãozinho das Garotas foi o pretexto para mostrar os tempos em que uma das colónias de Portugal parecia mais cosmopolita e moderna do que a metrópole. A personagem foi entregue ao actor Lázaro Ramos que o publico português conhece das participações em novelas da Globo, e dos filmes 'Madame Satan' e 'Carandiru'. Ele é o boémio de serviço no filme e também o primeiro a ousar tirar dinheiro ao regime de Salazar. O realizador Zézé Gamboa recusa o rótulo de filme político e prefere assumir que esta é uma história de perseguição, quase um clássico de polícia e ladrão.

O filme tem produção portuguesa assegurada por Fernando Vendrell da David e Golias, mas ainda não tem data prevista de estreia. Será uma das novidades em 2011.

por
publicado 18:42 - 13 janeiro '11

Recomendamos: Veja mais Artigos de Melodrama