O cinema ocupado pela publicidade
Elle Fanning sob a direcção de Nicolas Winding Refn: à maneira de um banal clip publicitário

Cannes 2016  

O cinema "ocupado" pela publicidade

Nada de novo no trabalho do dinamarquês Nicolas Winding Refn: o seu filme "The Neon Demon", em competição em Cannes, mais ou menos devedor das regras do terror, rapidamente se esgota numa colecção de lugares-comuns publicitários.

Trailer/Cartaz/Sinopse:
 O cinema ocupado pela publicidade
The Neon Demon - O Demónio de Néon Uma aspirante a modelo muda-se para Los Angeles onde é contratada como musa de um magnata da moda. Após a sua entrada na indústria, acaba por ser vítima de um grupo de mulheres obcecadas pela beleza que lhe devoram a juventude e a vitalidade.

Muito barulho por nada... O cinema do dinamarquês Nicolas Winding Refn não engana ninguém. Depois de "Drive" (2011) e "Só Deus Perdoa" (2013), já sabíamos que ele é um cineasta, não exactamente de histórias, mas de "situações", sempre filmadas com um formalismo à beira da histeria.

Nada de novo, portanto, em "The Neon Demon", o filme com que Refn regressa à secção competitiva de Cannes. A situação de partida é um cliché conhecido: uma jovem (Elle Fanning) chega a Los Angeles, procurando singrar no mundo da moda... Depois, a descoberta de universos mais ou menos perversos vai derivando para um caricatura "gore" de certos registos do terror...

Em boa verdade, a estética (e apete dizer: a ética) de Refn decorre de regras típicas das formas mais instrumentais de publicidade, como se o cinema tivesse sido ocupado pelos seus valores mais maniqueístas. Na prática, ele filma cada cena como uma derivação de anúncios de guarda-roupa ou cosméticos, para mais tentando "injectar-lhe" uma filosofia existencial mais ou menos pomposa, sempre gratuita.

É pena ver uma actriz tão talentosa como a jovem Elle Fanning no meio deste universo em que o look não é consequência de uma estética, mas um fim em si mesmo. Tudo isto, diga-se, executado com uma "pureza" técnica que, na sua ostentação, esgota o que este cinema (não) tem para dar.

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publicado 00:32 - 21 maio '16

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