Sérgio Tréfaut regressa ao IndieLisboa onde ganhou o prémio da competição nacional com

20 Abr 2016 19:53

21 filmes concorrem, em programas separados de curtas e longas metragens, aos grandes prémios da competição nacional. 

As longas-metragens nas secções competitivas são quatro: "Estive em Lisboa e Lembrei de Você",
de José Barahona, recria a história de um emigrante que troca Minas
Gerais por Lisboa. Pedro Filipe Marques assina a sua segunda longa
metragem,
"O Lugar que Ocupas", uma reflexão sobre o trabalho de actor.
"Paul",
de Marcelo Felix, explora engenhosamente as fronteiras entre criação e
objecto através de uma legendadora de filmes que mergulha na obra que
tem em mãos. Sérgio Tréfaut está de regresso ao
festival com "Treblinka", uma viagem guiada por Isabel Ruth à memória do holocausto, pelos caminhos férreos que ligam hoje Polónia, Rússia e Ucrânia.

Nas curtas metragens destacam-se com alguns regressos e vários realizadores em competição pela primeira vez.

Leonor Teles regressa
em modo activista e punk com "Balada de um Batráquio", vencedor do Urso de Ouro no festival de Berlim. Outros pequenos gestos, quase invisíveis, mas determinantes são o mote para
"Live Tropical Fish" de Takashi Sugimoto.

Algumas temáticas de dimensão espiritual e existencialista são abordadas por Jorge Jácome ("A Guest + A
Host = A Ghost
"), Pedro Peralta ("Ascensão") e Tiago Melo Bento ("O Desvio de Metternich").

Um olhar sobre a juventude e a
amizade, por vezes rebelde, por vezes doce, é traçado pelos filmes de Miguel Tavares ("Rochas e Minerais") e Tomás Paula Marques ("Sem Armas"),
com espaço para a memória em "O Sul",
de Afonso Mota e o vazio em "Heroísmo", de Helena Estrela Vasconcelos.

O cruzamento de géneros e épocas aparece por Gabriel Abrantes e Ben Rivers ("O Corcunda"), Filipa César ("Transmission from the Liberated Zones") e Pedro Bastos ("Cabeça de Asno").

A verdade e a mentira
são colocadas em causa nos filmes de Simão Cayatte ("Menina") e Mónica Lima ("Viktoria"), enquanto que o mistério de uma morte adensa as más-línguas
em "Campo de Víboras"
de Cristèle Alves Meira.

A competição nacional de curtas-metragens completa-se com duas
animações em tons sombrios, o negro da primeira guerra mundial por
Filipe Abranches ("Chatear-me-ia
Morrer Tão Joveeeeem.
..") e o negro de uma casa abandonada em "Macabre", de Jerónimo Rocha e João Miguel Real.

A secção competitiva
Novíssimos dá a conhecer dez novos cineastas portugueses em curtas-metragens. Eles são João Viegas e Miguel Canaverde ("Borda
d’Água
"), Bruno Leal ("Hora di Bai"), Jorge Vaz Gomes, ("Jean-Claude"), Suzanne Barnard e Sofia Borges ("Maxamba"),
Rita Quelhas ("A Minha Juventude"), Francisco Duarte ("Não-Tempo"), Pedro Augusto Almeida ("Prefiro
Não Dizer"
) e Ana Mariz ("Vigília").

Na secção
Director’s Cut, o cinema “como extensão do olho humano” em "O Cinema que Vê", de Beatriz Saraiva.

No
IndieJúnior, três estreias portuguesas:
"Dona Fúnfia – Volta a Portugal em Bicicleta", de Margarida Madeira,
"Putos da Estrela", de Carolina Caramujo Machado e
"Tempo para Pensar", realizado pelos alunos do 6.º ano Colégio Pedro Arrupe.

"Tecla Tónica", de Eduardo Morais, integra a secção
IndieMusic
e é um olhar sobre a história da música electrónica portuguesa, desde
os seus primórdios na década de 1960 até ao panorama atual.

As Sessões Especiais incluem a estreia dos filmes
"Cartas da Guerra"
, de Ivo Ferreira, "O Cinema, Manoel de Oliveira e Eu", de João Botelho,
"A Vossa Terra", de João Mário Grilo (sobre a figura e pensamento de Gonçalo Ribeiro Telles),
"A Ilha dos Ausentes", de José Vieira (um filme-ensaio sobre a emigração portuguesa em França) e
"Os Cravos e a Rocha", de Luísa Sequeira (evocação da passagem de Glauber Rocha por Portugal no pós-25 de Abril).

  • Cinemax com press release IndieLisboa
  • 20 Abr 2016 19:53

+ conteúdos