O dia em que a nossa vida deu um filme

Antestreia "Life in a Day"  

O dia em que a nossa vida deu um filme

O Festival de Sundance e o You Tube estrearam on line o filme "Life in a Day" realizado com 80 mil vídeos enviados de todo o planeta. Foi o primeiro acontecimento cinematográfico do ano.

Cinemax Rádio:
Outros Áudios
PEÇA " LIFE IN A DAY "

O mundo da exibição do cinema está mesmo a mudar. Hoje assistimos à estreia do filme "Life in a Day", realizado com vídeos que milhares de pessoas carregaram no You Tube no dia 24 de Julho de 2010.

A longa-metragem (1h30m) promovida pela produtora de Ridley Scott e realizada por Kevin McDonald ("O Último Rei da Escócia), foi exibida de forma convencional na sala de cinema do festival de Sundance e projectada à mesma hora (estreou à 01h00 e foi reposta às 19h00, hora portuguesa) através do You Tube.

Assim, assistimos a algo de inédito: a estreia planetária de um filme na internet e uma sessão do programa regular de um festival de cinema - algo restrito por natureza - transformada num mega evento através da multiplicidade de projecções domésticas.

O filme é adequado para esse efeito porque envolveu a disponibilidade de milhares de cidadãos espalhados pelo mundo, mas não deve ser menorizado pela sua dimensão popular e aparentemente aleatória. Kevin McDonald criou uma obra coerente e que não é apenas uma soma de momentos aparentemente banais registados em 80.000 vídeos diferentes que totalizam 4.500 horas de gravação.

O documentário transmite a dinâmica temporal de um dia planetário e tem uma unidade notável que foi conseguida com um trabalho de montagem estimulante que permite ligar cenas, locais e protagonistas totalmente dissociados. Dessa forma dá um sentido emocional a momentos corriqueiros.

"Life in a Day" é um filme que nos oferece uma perspectiva única sobre a existência da humanidade e uma experiência de difusão que mereceu ser vivida na internet. E confirma que podemos filmar bem mas é preciso um bom realizador para transformar uma existência comum num momento de bom cinema.

O You Tube está cheio de milhões de vídeos como aqueles que foram enviados e escolhidos para o documentário "Life in a Day". Mas estão desorganizados, sem narrativa, perspectiva ou contexo. Agora sim... estamos no cinema, a nossa vida deu um filme.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Documentário