O estado do cinema na Europa
"Bem-vindos ao Norte" foi o filme europeu com maiores receitas de box office no ano de 2008.

Box OfficeCinema Europeu  

O estado do cinema na Europa

Durante o festival de Berlim, o Observatório Europeu divulgou as primeiras estimativas relativas ao consumo de cinema na Europa em 2008.

Com 920 milhões de entradas vendidas em 2008, o mercado europeu cresceu marginalmente (apenas 0.3%) em comparação com o ano anterior.

A França é o maior consumidor de cinema a nível europeu com 188 milhões de bilhetes vendidos. Logo a seguir vêm o Reino Unido e a Alemanha.

O dado mais significativo foi a subida da Rússia para o quarto lugar. Os russos começam finalmente a ocupar uma posição mais condizente com o seu potencial demográfico.

Quanto às maiores descidas no consumo de cinema: A Hungria, um pouco contra a corrente de crescimento que se regista no Leste quebrou 8,5%. A Espanha desceu 7,6%. O mercado espanhol cai assim pelo quarto ano consecutivo numa tendência que começa a ser preocupante.

O relatório do Observatório Europeu confirmou ainda algo que temos vindo a referir no Cinemax: a importância da produção local no box office europeu.

A Turquia é o país europeu onde os filmes de produção local têm maior quota de mercado: uns impressionantes 60%! Logo a seguir a vem a França com 46% e a República Checa com 40%.

No extremo oposto as notícias são desoladoras. Portugal, é o país da Europa onde a produção local tem menor expressão. Apenas 2,5%.

por
publicado 15:33 - 12 março '09

Recomendamos: Veja mais Artigos de Box OfficeCinema Europeu