O filme-documento de Manuel Mozos
Sanatório da Covilhã, um dos edifícios filmados

DocumentárioCinema PortuguêsMais Cinema  

O filme-documento de Manuel Mozos

Viagem poética evocativa de lugares esquecidos e abandonados.

Depois de "4 Copas" longa-metragem de ficção e de um documentário sobre a fadista Aldina Duarte, o cineasta Manuel Mozos andou pelo país em busca de edifícios que na sua maioria estão em ruínas. Espaços e lugares habitados por memórias e fantasmas de um passado que em alguns casos nem é assim tão distante.

"Ruínas" é um olhar  poético e muito fotográfico sobre edifícios que por diversas razões estão ligados á história recente de Portugal. O restaurante panorâmico de Monsanto, antigos sanatórios, a estação de Barca d´Alva ou o bairro da CUF no Barreiro, são exemplos de espaços e lugares que hoje em dia estão votados ao abandono.

O realizador não se preocupou com as razões porque foram construídos ou existiram estes edifícios. Manuel Mozos utiliza as imagens e os textos lidos em off para deixar pistas que podem ajudar o público a imaginar a história de cada um deles. São estes edifícios as "personagens" principais de "Ruínas", documentário premiado na última edição do festival internacional do documentário de Marselha e no IndieLisboa de 2009.


 

> Antevisão com declarações do realizador

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de DocumentárioCinema PortuguêsMais Cinema