O intransigente realismo dos Dardenne
Na escola de Ahmed — um espantoso retrato de uma personagem apanhada na rede do fundamentalismo

Cannes 2019  

O intransigente realismo dos Dardenne

Já duas vezes vencedores da Palma de Ouro de Cannes, os irmãos Dardenne estão de volta ao festival com um filme metodicamente realista: "O Jovem Ahmed" enfrenta o labirinto do fundamentalismo religioso.

Ahmed anda na escola, algures na Bélgica dos nossos dias. Um dia, pretende sair mais cedo e, depois de concluídas as suas tarefas, recebe autorização da professora para deixar a sala de aula... Tentando manter um ritual de cordialidade, a professora despede-se dele, estendendo-lhe a mão — Ahmed recusa o cumprimento porque não aperta a mão "a uma mulher".

O novo e espantoso filme de Luc e Jean-Pierre Dardenne filma, assim, o fundamentalismo religioso, não como um "tema" genérico, eventualmente político, antes numa dimensão absolutamente minimalista. Dito de outro modo: "Le Jeune Ahmed" é um filme que nos convoca para conhecermos essa deriva — da ruptura moral até à eclosão de uma violência brutal — que acontece nos interstícios do quotidiano mais banal.

Claro que há a personagem de um imã que é decisivo na intoxicação ideológica de Ahmed, confundindo a identidade muçulmana como uma prática tendencialmente terrorista. Mas, mesmo aí, convém não simplificar o quadro geral da mise en scène, lembrando que há também, por exemplo, a espantosa figura da mãe, assustada (mais do que isso: indignada) com a crescente fuga do filho aos rituais e afectos do espaço familiar.

Enfim, os irmãos Dardenne continuam a encenar histórias em que sentimos e pressentimos as grandes clivagens (sociais, económicas, simbólicas) do nosso presente. Sabem fazê-lo muito para além de qualquer generalização mediática, colocando em cena personagens vivas e contraditórias, sempre tratadas através de um realismo intransigente.

Bem sabemos que, no espaço global dos media, já passou a "moda" dos Dardenne... Seja como for, isso não impede que "O Jovem Ahmed" seja um dos objectos mais depurados e, à sua maneira, também mais belos da competição do 72º Festival de Cannes.

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publicado 13:19 - 21 maio '19

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