Mais Cinema • Mais Cinema • Cinema Latino • 3D
O lado B da carreira de Rodriguez
"Machete" é um mexploitation movie com o espírito popular de "El Mariachi" e "Aberto Até de Madrugada"
O novo filme de Robert Rodriguez é um série B desenvolvido a partir de um trailer realizado há três anos e incluido nas sessões de "Planeta Terror", o seu filme do projecto Grindhouse, concretizado com Quentin Tarantino.
"Machete" é inconsequente, graficamente violento e tem diálogos divertidos. Sobretudo é servido por um elenco que se presta a fazer caricaturas e onde sobressaem os nomes de Robert De Niro, Don Johnson, Steven Seagal e Lindsay Lohan. Eles são secundarizados pelo desconhecido Danny Trejo, o renegado mexicano que impõe a sua lei com um machete (catana).
Há um lado de cinéfilia profunda em tudo isto. No modo como Danny Trejo, um actor com antecedentes criminais e que desempenhou papéis secundários em quase todos os filmes de Robert Rodriguez, é promovido a estrela. E na popularização do mexploitation movie, género marginal povoado de estereótipos mexicanos.
Rodriguez já se divertiu assim em "El Mariachi" e "Aberto Até de Madrugada". Passa demasiado tempo no lado B da sua carreira mas isso corresponde a um gosto genuíno por um cinema de género, com sentido popular, e permite-lhe ir filmando sem necessitar de grandes orçamentos. Em tempo de crise isso pode ser útil.
por Tiago Alves
publicado 17:35 - 29 novembro '10