O lado B da carreira de Rodriguez
Danny Trejo, figura secundária promovida a cabeça de cartaz

Mais Cinema3DCinema LatinoMais Cinema  

O lado B da carreira de Rodriguez

"Machete" é um mexploitation movie com o espírito popular de "El Mariachi" e "Aberto Até de Madrugada"

O novo filme de Robert Rodriguez é um série B desenvolvido a partir de um trailer realizado há três anos e incluido nas sessões de "Planeta Terror", o seu filme do projecto Grindhouse, concretizado com Quentin Tarantino.

"Machete" é inconsequente, graficamente violento e tem diálogos divertidos. Sobretudo é servido por um elenco que se presta a fazer caricaturas e onde sobressaem os nomes de Robert De Niro, Don Johnson, Steven Seagal e Lindsay Lohan. Eles são secundarizados pelo desconhecido Danny Trejo, o renegado mexicano que impõe a sua lei com um machete (catana).

Há um lado de cinéfilia profunda em tudo isto. No modo como Danny Trejo, um actor com antecedentes criminais e que desempenhou papéis secundários em quase todos os filmes de Robert Rodriguez, é promovido a estrela. E na popularização do mexploitation movie, género marginal povoado de estereótipos mexicanos.

Rodriguez já se divertiu assim em "El Mariachi" e "Aberto Até de Madrugada". Passa demasiado tempo no lado B da sua carreira mas isso corresponde a um gosto genuíno por um cinema de género, com sentido popular, e permite-lhe ir filmando sem necessitar de grandes orçamentos. Em tempo de crise isso pode ser útil.

 



Poster de «Machete»


MACHETE

Depois de perder a família num sangrento ajuste de contas com Torrez, o mais perigoso traficante de drogas de todo o México, Machete, ex-agente federal mexicano, parte para o Texas, numa tentativa de deixar o passado para trás e começar uma nova vida. Já nos EUA, sem compreender o alcance do que lhe é pedido, Machete aceita uma proposta de Benz para assassinar o senador McLaughlin, que ele crê ter ligações ao tráfico de emigrantes. Mas Machete comete um erro: não percebe que aquele trabalho vai ser para o incriminar...

De Ethan Maniquis, Robert Rodriguez com Danny Trejo, Robert De Niro, Jessica Alba; Acção, Comédia; 1º5m; M/16; EUA; 2010

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Mais Cinema3DCinema LatinoMais Cinema