O lento acordar da China
A super produção "A Batalha de Red Cliff", de John Woo, foi o maior sucesso do cinema chinês dos últimos tempos.

Cinema AsiáticoBox Office  

O lento acordar da China

No cinema, tal como noutras áreas, o mercado chinês causa a cobiça de todos pela dimensão e potêncial que encerra. Mas o despertar tem sido lento.

O presidente do China Film Group, a entidade que superintende a actividade cinematográfica na China, desvendou no site do orgão oficial do Partido Comunista Chinês alguns dados sobre o comportamento do mercado chinês nos últimos tempos. Apesar da omnipresente crise económica, o box office no gigante oriental cresceu 29% em Janeiro. O senhor Han Sanping prevê que no final deste ano o aumento das receitas esteja próximo dos 20% o que equivalerá a 732 milhões de dólares.

Este número ainda está longe dos mais de 9 mil milhões de dólares do mercado norte-americano - que continua a ser o maior do mundo - mas torna-se impressionante quando ficamos a saber o que ainda falta em termos de parque de salas e cobertura do território na China.

O maior sucesso do cinema chinês dos últimos tempos, o épico "A Batalha de Red Cliff" (estreia em Portugal a 7 de Maio), de John Woo, conseguiu 88 milhões de dólares de receita com a exibição limitada a uma dúzia das maiores cidades do país. De fora ficaram perto de 300 centros urbanos de menor dimensão. O senhor Huan referiu que se fossem construídos dois ou três multiplexes com quatro ou cinco ecrãs em cada uma dessas cidades a audiência potencial poderia aumentar em 300 ou 400 milhões de pessoas.

Aos poucos, na última década, a China não só iniciou a construção de novas salas como abriu o mercado a um maior número de estreias das majors norte-americanas, uma inversão das políticas estritamente proteccionistas habituais por aquelas bandas. Por isso, se prestarmos atenção às declarações do senhor Han, não será preciso ser um génio da matemática para perceber quanto valerá este mercado quando o cinema chegar por fim a todas as zonas do país.

por
publicado 20:59 - 22 abril '09

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema AsiáticoBox Office