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O melhor filme de 2009 (nada como começar bem o ano)
A utilização de excertos de críticas nas campanhas de marketing é um hábito antigo na indústria cinematográfica. Mas esta técnica nem sempre cumpre os seus objectivos.
Em 2001, foi muito falado o caso de David Manning, o crítico fantasma criado por um funcionário da divisão de marketing da Sony Pictures.
Perante a dificuldade em encontrar críticas positivas para alguns filmes, o publicista decidiu ser criativo e, não só inventou "quotes" que mais tarde seriam publicadas em anúncios a nível nacional, como deu vida ao tal Sr. Manning, crítico de cinema de um pequeno jornal do Connecticut. O embuste só foi descoberto quando a revista Newsweek ligou para Ridgefield e foi informada de que por aquelas bandas não existia nenhum jornalista com esse nome.
Menos grave, mas igualmente hilariante e prova de que pequenos erros podem custar caro e destruir a credibilidade de uma campanha, é o spot de televisão do filme "The Spirit" exibido recentemente no Reino Unido.
O caso é assinalado no blogue FilmStalker, num post escrito por Richard Brunton.
Segundo escreve o Richard, o tal spot anuncia:
"(...) [nome do crítico] diz que é o melhor filme do ano!"
[pausa]
"Nos cinemas a 1 de Janeiro"
Felizmente estes casos são raros, uma parte substancial dos críticos faz um trabalho sério e nem sequer gosta de aparecer citado em campanhas de publicidade. Fica o ridículo deste caso particular criado a partir de um engano semântico próprio da altura do ano.
por António Quintas
publicado 18:06 - 29 janeiro '09