OCEAN`S 11 (1960)
Frank Sinatra, Dean Martin e Peter Lawford — memórias do 'Rat Pack'

DVD Memória  

OCEAN`S 11 (1960)

São muitas as variações sobre os golpes dados por uma personagem de nome 'Ocean' — tudo começou em 1960, com um filme realizado por Lewis Milestone em que a geração do chamado 'Rat Pack' dominava as operações.

Foi em 2001 que Steven Soderbergh fez o seu “Ocean’s Eleven”. Porquê “Ocean”? Porquê “eleven”? Porque era a aventura delirante, rocambolesca, de 11 homens que montavam um golpe incrível: nada mais nada menos que, numa única noite, assaltar os cofres de três casinos de Las Vegas. O chefe chamava-se Ocean, precisamente, Danny Ocean, e era interpretado por George Clooney, tendo na sua companhia, entre outros, Brad Pitt, Matt Damon, Elliott Gould e Julia Roberts.

Elevadores, guardas, cofres com segredos impenetráveis... dito de outro modo: um golpe de 150 milhões de dólares. O recente filme com Sandra Bullock e Cate Blanchett, “Ocean’s 8”, é a versão feminina do filme de Soderbergh. Ou melhor, dos filmes de Soderbergh: isto porque ele subiu a parada e ainda fez “Ocean’s 12” e “Ocean’s 13” — a versão 12 em 2004, a versão 13 em 2007. Sempre com a mesma visão romanesca, ao mesmo tempo cómica e desencamtada, tal como foi cantada por um senhor chamado Sinatra, Frank Sinatra.


Porquê Frank Sinatra? Certamente porque Sinatra pode simbolizar todo um espírito nostálgico, visceralmente made in America, que circula pelo cinema de Soderbergh. Mas também por outra razão fundamental: é que quando realizou “Ocean’s 11”, Soderbergh estava a fazer o remake de outro “Ocean’s 11”, realizado em 1960 por Lewis Milestone.

O “Ocean’s 11” original não será uma obra-prima. Mas não há dúvida que ficou como um filme capaz de reflectir o espírito de um tempo em que os heróis clássicos estavam a dar lugar a outras protagonistas, porventura menos heróicos, por certo mais pragmáticos e menos ingénuos. Tudo isso através de um significativo cruzamento com a geração que ficou conhecida como 'Rat Pack', ou seja, um grupo de amigos que marcaram o cinema da época e, mais do que isso, a indústria do entertainment. Estão todos no elenco do “Ocean’s 11” de 1960: Sinatra, claro, Dean Martin, Sammy Davis Jr., Peter Lawford, Joey Bishop... E o genérico de abertura era desenhado pelo grande Saul Bass.

por
publicado 13:16 - 22 julho '18

Recomendamos: Veja mais Artigos de DVD Memória