Os 21 filmes da seleção da Quinzena

Cannes 2013  

Os 21 filmes da seleção da Quinzena

Os veteranos Alejandro Jodorowsky e Marcel Ophuls deixam o seu legado. A seleção oficial inclui três thrillers norte-americanos e filmes protagonizados por Isabelle Hupert, Michael Cera e Diane Kruger.

Artigo recomendado:
Os 21 filmes da seleção da Quinzena
Cannes 2013
Dois portugueses na Quinzena dos Realizadores A Quinzena dos Realizadores selecionou os filmes mais recentes de Basil da Cunha e João Nicolau. Ambos marcam presença pela terceira vez no ...

Israel é o primeiro território em foco nesta Quinzena dos Realizadores, secção paralela dedicada a autores emergentes, do Festival de Cannes.

Ari Folman, que foi revelado em Cannes com "Valsa com Bashir", regressa ao Festival com o filme de animação "The Congress", que será exibido na abertura da secção paralela.

É uma adaptação do conto "The Futurological Congress", de Stanislaw Lem, contando a história de uma ex-actriz (Robin Wright) que aceita um último trabalho para que possa termina a sua carreira e ajudar o seu filho deficiente.

Raphäel Nadjari, o cineasta israelita radicado em França, regressará a Cannes com "A Strange Course of Events", rodado em Haifa, cinco anos depois de ter marcado presença na competição com "Tehilim".

Aos 85 anos, o grande cineasta alemão Marcel Ophuls, apresentará  "Un Voyageur", o seu testamento audiovisual.

De certo modo é que sucede com o prolífico cineasta franco-chileno Alejandro Jodorowsky, de 84 anos, que será homenageado através da exibição do seu novo filme "La Danza de la Realidad", centrado n
a história de sua infância no Chile. É a primeira obra do realizador desde 1990.

Um segundo filme dedicado a Jodorowsky mostrará a sua tentativa frustrada para adaptar, em 1970, o romance "Dune", de Frank Herbert - o projeto foi muito anterior ao filme de ficção científica que David Lynch concretizou em 1984. Trata-se de um documentário norte-americano de Frank Pavich.

A presença do Chile nesta Quinzena é reforçada com "
L'Eté des Poissons Volants/Flying Fish", da realizadora Marcela Said.

A produção gaulesa surge valorizada com dez produções ou co-produções com capital francês, incluindo a comédia do ator e realizador Guillaume Gallienne "Les Garçons et Guilaume, à Table!", com Diane Kruger, e "Tip Top", de Serge Bozon, com Isabelle Huppert.

Entre os filmes franceses destaca-se ainda o que será exibido no encerramento. "Henri", primeira obra realizada a solo pela belga Yolande Moreau, uma realizadora que foi premiada nos Césares, em 2005, nas categorias de atriz e melhor primeira-obra.

A Quinzena também selecionou três thrillers norte-americanos com notoriedade. "We Are What We Are", de Jim Mickle (um remake de um filme de terror mexicano exibido na Quinzena em 2010) e "Magic Magic", de Sebastian Silva, com o ator Michael Cera - ambos tem a particularidade de terem sido exibidos no Festival de Sundance. "Blue Ruin" de Jeremy Saulnier é a terceira ficção dos Estados Unidos nesta seleção.

Uma das estreias mais aguardadas desta Quinzena é "Last Days on Mars", outro thriller de ficção científica, do irlandês Ruairi Robinson, sobre uma missão a Marte com um elenco internacional onde surgem Liev Schreiber, Romola Garai e Elias Koteas.

Na Quinzena surgem sete primeiras longas-metragens candidatas ao prémio Câmara de Ouro, incluindo "Até Ver a Luz/Aprés La Nuit" do luso-suiço Basil da Cunha (ver artigo recomendado)

Na secção de curtas surgem dois filmes falados em português: "Gambozinos" de João Nicolau e "Pouco Mais de um Mês" do brasileiro
André Novais Oliveira. Destaca-se ainda a presença da britânica Lynne Ramsay.

Seleção Quinzena dos Realizadores - 45ª edição
Longas-metragens

A Strange Course of Events, de Raphäel NADJARI
Les Apaches*, de Thierry DE PERETTI
Après la Nuit*, de Basil DA CUNHA
Blue Ruin, de Jeremy SAULNIER
Le Congrès, de Ari FOLMAN
La Danza de la Realidad, de Alejandro JODOROWSKY
L'Escale*, de Kaveh BAKHTIARIi
La Fille du 14 Juillet*, de Antonin PERETJATKO
Henri, de Yolande MOREAU
Ilo Ilo*, de Anthony CHEN
Jodorowsky's Dune*, de Frank PAVICH
Last Days on Mars*, de Ruairi ROBINSON
Les Garçons et Guillaume, à Table!*, de Guillaume GALLIENNE
Magic Magic, de Sebastian SILVA
On the Job, de Erik MATTI
Le Géant Égoïste, de Clio BARNARD
Tip Top, de Serge BOZON
Ugly, de Anurag KASHYAP
Un Voyageur, de Marcel OPHULS
L'Eté des Poissons Volants, de Marcela SAID
We Are What We Are, de Jim MICKLE

Curtas-metragens

Gambozinos, de João NICOLAU
Lágy Eső, de Dénes NAGY
Le Quepa Sur la Vilni, de Yann LE QUELLEC
Man Kann Nicht auf Einmal Alles Turn, Aber Man Kann auf Einmal Alles Lassen, de Marie-Elsa SGUALDO
O Umbra de Nor, de Radu JUDE
Pouco Mais de um Mês, de André Novais Oliveira
Que je Tombe Tout le Temps, de Eduardo Williams
Solecito, de Oscar Ruiz Navia
Swimmer, de Lynne Ramsay

* primeiras-obras, filmes candidatos à Câmara D'Ouro

por
publicado 01:42 - 24 abril '13

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cannes 2013