Documentário • Oscars 2013
Os filmes que acrescentam mundo ao cinema
As histórias, temáticas e trailers dos cinco candidatos ao Oscar de melhor documentário do ano. Nenhum tem data de estreia prevista em Portugal.
As nomeações na categoria do cinema documental, trazem aos Óscares histórias reais contadas através da memória ou de um trabalho de investigação.
Este ano, entre os cinco nomeados, estão dois filmes que evocam o conflito no médio oriente; um filme sobre o aparecimento dos movimentos activistas em defesa dos direitos dos doentes com Sida. Uma denúncia sobre os muitos casos de assédio sexual cometidos no exército norte-americano. E a história inspiradora de um músico norte-americano que viveu convencido do fracasso, sem saber que era um sucesso numa outra parte do mundo.
"5 Broken Cameras" - Emad Burnat, Guy Davidi
As memórias do conflito israelo-palestiniano são revisitadas por uma dupla de cineastas improvável, o palestiniano Emad Burnat e o israelita Guy Davidi.O filme conta a história de vida de um dos realizadores, um camponês palestiniano que cresceu com o hábito de filmar o quotidiano.
Ao longo da vida, cinco máquinas de filmar foram destruídas e testemunhas de desenvolvimentos que vão muito para além da vida familiar e pessoal do autor. O filme chega aos Óscares, com o prémio de realização de documentário do festival de Sundance.
*****
"The Gatekeepers" - Dror Moreh, Philippa Kowarsky, Estelle Fialon.
O conflito entre israelitas e palestinianos, é uma das memórias mais intensas recuperadas pelo testemunho de seis homens que têm um passado de secretismo.O filme "The Gatekeepers" é feito através dos relatos de altos responsáveis dos serviços Shin Bet, de segurança interna israelita. Os testemunhos que começam em 1967, quebram um pacto de silêncio, destes homens que agora aceitam fazer para a camera, a revisão de um passado de violência.
*****
"How To Survive a Plague" - David France
Durante a década de 80, a sociedade norte americana é confrontada em larga escala com os números crescentes da Sida no país.Mais do que as questões médicas, a sociedade teve de enfrentar os estigmas e os preconceitos que a doença suscitava.
O filme "How To Survive A Plague" é um documentário que recupera a origem dos movimentos activistas que surgiram como resposta à necessidade de enfrentar um governo renitente em lidar com a doença, e a comunidade cientifica que contornava as investigações.
*****
"The Invisible War" - Kirby Dick, Amy Ziering
No campo da investigação, há um filme que lida com uma questão silenciosa mas gigante que alastra no meio militar norte americano.
Segundo contas do departamento de defesa mais de 19 mil soldados foram vítimas de abuso sexual cometido por colegas. As vitimas femininas são mais frequentes, e a percentagem de mulheres soldados atacadas sexualmente, é o dobro da percentagem entre mulheres civis.
O filme faz uma abordagem aos números, através do relato de vítimas deste guerra invisível de que fala o título.
*****
"Searching For Sugar Man" - Malik Bendjeloul
O mais premiado dos documentários candidatos ao oscar é uma história real que parece um contos de fadas.
Sixto Rodriguez é um cantor folk de Detroit, que na viragem da década de 60 para 70, parecia talhado para ser uma promessa na música, mas acabou por conseguir gravar apenas dois discos e desistir da carreira.
As vendas nos Estados Unidos foram de apenas algumas unidades, mas na África do Sul, Sixto Rodriguez inspirou toda uma geração que ouviu nas letras do autor, um hino anti sistema e de luta contra o apartheid.
O filme conta como dois jornalistas sul africanos decidiram investigar quem era aquele homem que julgavam ter cometido suicídio, e que viriam a encontrar, em 1998, sem saber que durante todos aqueles anos, tinha uma plateia sedenta pelas músicas que fez.
"Searching for Sugar Man" é o documentário mais premiado dos cinco que estão na corrida ao Oscar. Uma história real que parece um filme de ficção.